A estratégia de testagem no concelho de Odemira, pelo facto de Odemira se incluir nesta fase da pandemia no grupo de concelhos com maior taxa de incidência cumulativa a 14 dias da doença Covid-19,

será baseada em centros de testagem fixos e móveis, por forma a abranger o máximo de população possível. Serão realizados de imediato cerca de cinco mil testes, entre cidadãos nacionais e migrantes.

A testagem teve no dia 5 de abril, através de um centro móvel, e nesta primeira fase a testagem está a decorrer nas empresas de atividade agrícola. Prosseguirá para os serviços municipais essenciais, designadamente os serviços de abastecimento de água e de águas residuais, de recolha e gestão de resíduos, de transportes e proteção civil e depois para outros serviços e à população em geral. Ainda esta semana, será instalado um centro de testagem fixo em Odemira, onde a população poderá deslocar-se para realizar, de forma gratuita, o teste à Covid-19.

A operacionalização da testagem resulta de uma estreita articulação entre a Autoridade Local de Saúde, Unidade de Saúde Pública/Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), Administração Regional de Saúde do Alentejo, Município de Odemira e Serviço Municipal de Proteção Civil, Cruz Vermelha Portuguesa, entidades locais e regionais. A iniciativa contou com o envolvimento direto do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, e do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales.

 

Por: CM Odemira