• Um método alternativo à zaragatoa: Novo sistema de diagnóstico permite detetar o vírus com um único teste à saliva. • Uma solução que constitui uma alternativa fiável, segura, confortável e muito mais barata.

Depois de lançados os testes rápidos de antigénio para diagnóstico de COVID-19 e os testes DUO de diagnóstico de COVID-19 e Gripe, a BioJam disponibiliza também, a partir de hoje, os testes rápidos de saliva, os quais já foram alvo de notificação junto do Infarmed.

De uma forma mais simples e sem o desconforto associado aos convencionais testes de antigénio que utilizam as zaragatoas para recolha de amostra, o novo sistema de diagnóstico permite detectar, em apenas 15 minutos e de uma forma não invasiva, possíveis casos positivos de COVID-19. Com explica Carlos Monteiro, CEO e fundador da farmacêutica BioJam, “a realização dos convencionais testes de antigénio, apesar de constituírem um processo rápido, não deixam de ser mais desconfortáveis, sobretudo para crianças, adolescentes e até adultos com sensibilidade ao método da zaragatoa.

Além disso, poderão ser muito úteis em aeroportos, escolas, empresas ou atividades desportivas, para identificar assintomáticos em período infecioso. Com os novos testes de saliva conseguimos eliminar o desconforto mantendo a segurança dos testes que apresentam uma especificidade de 100% e uma sensibilidade de mais de 94%”.

O teste rápido PCL COVID19 Ag Gold saliva é um dispositivo médico de diagnóstico invitro que se baseia no Teste imunocromatográfico (ICA) para a detecção qualitativa do antigénio SARS-CoV-2 na saliva humana. Ainda que não seja um teste invasivo, o mesmo só estará disponível para realização em clínicas e laboratórios de análises clínicas devidamente registadas na ERS para tal, por profissionais de saúde ou sob o acompanhamento destes, esperando que estes também possam ser distribuídos pelas farmácias comunitárias.

A ideia é que seja supervisionado por um profissional e realizado numa clínica, hospital ou, eventualmente, farmácia. Além de eliminar o desconforto da zaragatoa, deixa de ser necessário ter profissionais de saúde especificamente habilitados para a colheita, como acontece atualmente, aliviando a logística e os custos”, acrescenta Carlos Monteiro.

Tendo sido uma das primeiras empresas a disponibilizar os testes de antigénio no mercado Português, a farmacêutica Ibérica BioJam continua a investir na investigação das melhores soluções de diagnóstico COVID-19. “No início de setembro, em conformidade com a legislação para Dispositivos Médicos de Diagnóstico In Vitro, notificámos o INFARMED para a distribuição dos testes rápidos antigénio NADAL® COVID-19 Ag, os quais viriam a integrar a lista inicial de testes indicados pelas entidades regulamentares de saúde pública em Portugal.

Recentemente, no início de novembro, lançámos no mercado um único dispositivo médico para diagnóstico de COVID-19 e Gripe. Hoje preparamo-nos para lançar um teste que irá permitir um diagnóstico menos invasivo e mais acessível a todos aqueles para quem o processo acaba por ser extremamente incómodo e até difícil de concretizar, reitero que há crianças, adolescentes e adultos que não propõem testar pelo desconforto da zaragatoa”, acrescenta Carlos Monteiro.

 

Sobre a BioJam Holding Group

A Biojam é uma empresa farmacêutica de referência na Península Ibérica que aposta em medicamentos diferenciados, com uma componente de inovação muito forte. Fundada em 2015 por Carlos Jorge Almeida Monteiro a empresa surge com uma clara aposta na inovação nas áreas de Anestesiologia, Hematologia Oncológica Pediátrica, Farmácia Hospitalar, Enfermagem Perioperatória, Nutrição Parentérica e Medicina Física e de Reabilitação, entre outras.