Tiago Mateus é o novo presidente da Comissão Política Distrital da Juventude Social Democrata (JSD) do Algarve e Bárbara do Amaral Correia é a nova presidente da Mesa do Congresso Distrital da JSD Algarve.

As eleições realizaram-se no passado sábado, 8 de maio, no decorrer do V Congresso Distrital da JSD do Algarve, pela primeira vez realizado via online.

Os trabalhos do V Congresso Distrital da JSD Algarve foram dirigidos pelo presidente da Mesa do Congresso Nacional da JSD, Paulo Bito, e contaram com a presença de Alexandre Poço, Presidente da Comissão Política Nacional da JSD, na sessão de abertura.

Inicialmente, foi realizado o balanço do trabalho da Comissão Política Distrital da JSD Algarve cessante liderada por Bárbara do Amaral Correia. As primeiras intervenções foram dirigidas à Presidente cessante por parte de vários elementos pertencentes à anterior Comissão Política Distrital, onde foi enaltecido o seu carácter, o seu exemplo de liderança, a sua entrega, o seu empenho e a sua dedicação à JSD Algarve.

Posteriormente, Tiago Mateus apresentou a Moção de Estratégia Global para o biénio 2021-2023, intitulada “Construir o Futuro”.

Tiago Mateus, agora eleito presidente da JSD Distrital do Algarve, abordou temas como a Economia, Empreendedorismo e Inovação, a Habitação, a Mobilidade e a Reforma do Sistema Político, reforçando o «desafio pela frente: as eleições autárquicas. Ambicionamos eleger o maior número de autarcas possíveis da JSD, para que possamos marcar a agenda nos nossos concelhos e ser a voz dos jovens junto do poder político local.»

O 1º subscritor da Moção de Estratégia Global levada a Congresso salientou a importância da formação, «e o dever de preparar e formar autarcas, dirigentes, militantes e a juventude algarvia. Portanto iremos ser ambiciosos no que toca à formação, para que os nossos militantes sejam os mais bem preparados.»

Mais referiu a importância da «colaboração de todos, de Aljezur a Vila Real de Santo António e de Castro Marim à Vila do Bispo, na construção deste projeto que se quer de todos os jovens algarvios. Será muito importante continuar a fazer crescer a estrutura no distrito e não nos podemos esquecer também dos concelhos onde neste momento não há estruturas ativas.»

Neste Congresso foram eleitos como militantes honorários da região algarvia para a JSD Miguel Encarnação, ex-presidente da Mesa do Congresso Distrital e da Concelhia da JSD Loulé, Ricardo Proença, ex-vice-presidente da JSD Algarve e ex-presidente do núcleo da JSD Quarteira, e Tiago Monteiro, ex-vice-presidente da Mesa do Congresso Distrital da JSD Algarve.

Entre agradecimentos, Tiago Mateus fez questão de transmitir que quer «uma JSD Algarve bem organizada e a trabalhar com e em prol das concelhias, com muita seriedade e responsabilidade. Pronta a dar resposta a todas as solicitações e que não esqueça os desafios, mas que também não deixe escapar as oportunidades.»
Finalizado o Congresso decorreu a votação da Lista Candidata à Comissão Política Distrital e à Mesa do Congresso, onde ambas as listas foram eleitas pela unanimidade dos votos sufragados em urna.