A Universidade do Algarve (UAlg) realizou no passado sábado, dia 5 de junho, a Benção das Pastas dos finalistas dos anos 2019/2020 e 2020/2021.

O evento contou com a organização da AAUAlg - Associação Académica da Universidade do Algarve.

O evento realizou-se no estádio de futebol junto ao edifício das Piscinas Municipais de Faro e estavam no recinto cerca de 800 pessoas. Para a realização da Benção das Pastas, todos os alunos foram submetidos a um teste à covid-19, realizado no Campus da Penha da UAlg, cerca de 48 horas antes, em parceria com a Unilabs.

Na entrada principal, a temperatura foi medida e todos tiveram de proceder à desinfeção das mãos. Mais à frente, os grupos foram divididos por cursos e foi pedido novamente aos estudantes a desinfeção das mãos.

Para assegurar as normas de segurança da pandemia, os alunos foram sentados com o distanciamento de 2 metros e as entradas foram controladas por seguranças e membros da AAUAlg.

O Presidente da Câmara Municipal de Faro marcou presença na cerimónia e mostrou-se orgulhoso pela realização do evento, retirado aos alunos finalistas em 2019/2020 devido ao surgimento da pandemia de covid-19. Rogério Bacalhau saudou de modo efusivo os finalistas da UAlg pelo percurso que agora terminou, desejando a todos as maiores felicidades para o futuro.

O autarca recordou ainda que Faro é e continuará a ser uma cidade de estudantes, que integra e trata todos por igual e que terá sempre as portas abertas para aqueles que agora rumam a outras paragens.

Também Custódio Moreno, responsável pelo IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, esteve na celebração e sublinhou a importância dos jovens para o país e para a cidade de Faro.

A Benção das Pastas fez-se de modo diferente, mas nem por isso os estudantes deixaram de vibrar ao som das Tunas Académicas. Os cântigos religiosos fizeram também parte da celebração, assim como um momento em que se recordou os alunos que infelizmente já partiram.

O jornal A Voz do Algarve, como "Empresa Amiga" da Universidade do Algarve, esteve presente na cerimónia.

 

Por: Filipe Vilhena