No dia 21 de novembro, realizou-se, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, a cerimónia de lançamento de um novo projeto Horizonte Europa, Acão de Suporte à Coordenação (CSA) do programa Widera, financiado a 100% pela Comissão Europeia, em cerca de 2,3 milhões de euros.

A iniciativa contou com cerca de 25 participantes de todos os países parceiros.

A Universidade do Algarve é coordenadora deste novo projeto, intitulado Sustainable Horizons - European Universities designing the Horizons of Sustainability (SHEs), com a duração de dois anos (+1 ano).  

Os Horizontes de Sustentabilidade visam apresentar um modelo híbrido de investigação e educação superior, apoiado na transformação institucional das universidades europeias envolvidas. Este modelo, baseado na ciência aberta, com base nos princípios FAIR, assenta em ações de Igualdade de Género e em pilotos de sustentabilidade, estabelecendo pontes entre instituições de ensino superior europeu (parceiros do SHEs), de países noutros continentes (associados do SHEs) e instituições não académicas.

O projeto suporta a diversidade de estudantes de doutoramento com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade de atividades nos campi, nas regiões e a nível global.  Além da Universidade do Algarve, que coordena, o projeto conta com parceiros de instituições de ensino superior de países classificados de “high performing “, no que diz respeito a indicadores associados a investigação, como a Finlândia, Alemanha e Espanha (University of Applied Sciences- LAB, Ludwigshafen University of Business and Society-LUBS e  University of Huelva-UHU) e de países classificados de “widening”, como Portugal, República Checa  e Roménia (University of Thomas Bata e Banat-UTB, University Timisoara-UVST).

Como parceiros associados do projeto em África e na América do Sul, a UAlg conta com a Universidade do Namibe e a Universidade Agostinho Neto (Angola), a Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) e a Universidade Andrés Bello (Chile).

Os tópicos de investigação são multidisciplinares, como a área da sustentabilidade assim o exige, e incluem as ciências exatas, naturais, sociais e económicas. Pretende-se ainda introduzir o pensamento científico complexo, desde os anos iniciais das licenciaturas, através de mentoria pelos estudantes de doutoramento envolvidos. O projeto visa também ações de ciência cidadã para a sociedade em geral, estágios em empresas e o envolvimento dos candidatos a doutor em ações à distância, com impacto na sustentabilidade do planeta.

No final da cerimónia de lançamento, a equipa internacional percorreu o Itinerário pela salvaguarda do cavalo-marinho, como exemplo de atividade sustentável dentro dos Campi da UAlg, onde a ciência, a arte e a atividade física unem a Academia e a sociedade em geral.