«Queremos acabar com os sacos de plástico». Foi este o mote que serviu de inspiração a Rosa L., de 68 anos, que começou, ao lado de outras voluntárias, há 3 anos, a elaborar sacos de tecido reciclado.

São mais de 10 as voluntárias que se juntaram à iniciativa “Vai e Volta”, que distribui gratuitamente sacos de tecido reciclado no Mercado Municipal de Loulé. Rosa L. explica ao nosso jornal que “todos sabemos o que o plástico causa ao planeta e foi aí que me lembrei que o pano poderia substituir o plástico”.

Os sacos são reutilizáveis e o objetivo é que os utilizadores voltem ao Mercado com os mesmos sacos.

O grupo juntava-se, inicialmente, no Palácio Gama Lobo duas manhãs por semana. Contudo, depois da pandemia, perderam esse espaço e foi o 8100 Café (na Mata Municipal de Loulé) que acolheu o projeto “Vai e Volta”. O grupo lembra que “precisamos do apoio da Câmara Municipal de Loulé para nos ceder um espaço onde possamos trabalhar. Além disso, usamos as nossas máquinas de costura, seria bom usufruirmos de alguma ajuda a esse nível”. Contudo, frisa que a autarquia cedeu as etiquetas para o projeto, com o nome do mesmo.

O grupo mostra-se contra o plástico utilizado para transportar compras, carne e peixe (e sugere também a utilização de tupperwares). “É preciso mudar e o nosso projeto está aqui para isso”.

Quem se quiser juntar ao “Vai e Volta”, é bem-vindo, garante o grupo, que acrescenta ainda que “precisamos mesmo de voluntários, tecido, atilhos, cordel, entre outras coisas que possam ser utilizadas para a elaboração dos sacos”.

 

Por: Filipe Vilhena