A Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste encontra-se a desenvolver um diagnóstico territorial prospetivo, que procura enquadrar a realidade regional e sub-regional, naquilo que são os seus constrangimentos, as suas capacidades e as oportunidades existentes ou que se podem antever.

Para nos ajudar neste processo a Vicentina conta com a participação da Aliados Consulting, empresa de consultoria, para promover um novo olhar sobre o território e apoiar a organização de novas vontades e iniciativas.

Este diagnóstico servirá de base à definição de uma estratégia de desenvolvimento regional que explore de forma eficiente os recursos existentes para a promoção de um território mais coeso, sustentável e resiliente.

O projeto é promovido pela Comissão de Coordenação da Região Algarve e conta com a participação das Associações de Desenvolvimento Local da Região: Vicentina - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, INLOCO, Associação de Terras do Baixo Guadiana (ATGB).

O projeto Articular para Intervir tem como objetivos gerais o reforço da capacitação das entidades que integram a parceria, nomeadamente as respetivas equipas técnicas, bem como a capacitação dos stakeholders regionais e das comunidades locais.

No lançamento desta fase dos trabalhos vão decorrer diversas iniciativas, como sejam um workshop temático de capacitação e reflexão sobre a abordagem metodológica e ferramentas para o diagnóstico territorial prospetivo, para entidades parceiras convidadas, e um focus group com instituições regionais convidadas.

Destacamos os contributos que se procuram nas Assembleias Comunitárias, abertas a todos os parceiros, entidades e pessoas interessadas, dos respetivos concelhos, que vão decorrer na Biblioteca de Portimão – dia 27 às 17:00h, para os concelhos de Lagoa e Portimão, na Biblioteca de Silves – dia 28 às 15:30h - para os concelhos de Monchique e Silves e na Câmara Municipal de Lagos – dia 28 às 10:00h - para os concelhos de Aljezur, Vila do Bispo e Lagos.

Para termos todos uma palavra a dizer, uma proposta para apresentar, participem!

Inscrições abertas no link: https://bit.ly/3cmhWnj

ou por email: joao.soares@vicentina.org