A iluminação de Natal vai ser hoje iluminada nas principais artérias das três freguesias do concelho de Vila Real de Santo António, para «incentivar a compra antecipada de presentes de Natal» no comércio tradicional, anunciou a autarquia.

A Câmara algarvia argumentou que “não quis deixar de trazer um pouco de alegria” à população do concelho durante um período de dificuldades causada pela pandemia de covid-19 e optou por colocar luzes de natal nas principais ruas de Vila Real de Santo António, Monte Gordo e Vila Nova de Cacela, as três freguesias do concelho.

“Por outro lado, a medida visa incentivar a compra antecipada dos presentes de Natal e procura apoiar o comércio tradicional, setor que tem sido fortemente afetado pelas restrições provocadas pela covid-19”, justificou ainda a autarquia num comunicado.

A Câmara do distrito de Faro precisou que a iluminação de Natal está instalada na praça Marquês de Pombal, na rua Teófilo Braga e na rua 5 de Outubro, na sede de concelho, na Rua Pedro Álvares Cabral até ao casino, em Monte Gordo, e na Avenida Manuel Rosa Mendes, no centro da vila sede de freguesia em Vila Nova de Cacela.

“Em paralelo, o município irá proceder à colocação de ornamentos e iluminação nas rotundas da EN 125 [Estrada Nacional 125] e promover a decoração natalícia da Praça Marquês de Pombal”, acrescentou o município.

A autarquia aposta assim em dar animação às principais ruas do concelho e incentivar a compra antecipada de presentes de Natal, numa altura em que o concelho regista 42 casos ativos de covid-19 e 177 em isolamento, segundo dados da autoridade de saúde local divulgados pelas redes sociais do município na terça-feira.

A autarquia pediu, por isso, à população para respeitar todas as regras de segurança e evitar que o concelho atinja um número de casos que o faça integrar a lista de concelhos (atualmente 121 em todo o país) sujeitos a maiores restrições no âmbito do estado de emergência em vigor, que inclui maiores restrições dos que a que estão a ser atualmente praticadas no município.

“Neste momento, e face aos indicadores atuais, o nosso município ainda não integra a referida lista. Contudo, os dados registados nos últimos dias, bem como a subida dos números de novas infeções diárias, coloca-nos numa situação de risco”, alertou a autarquia.

A Câmara recordou que os concelhos sujeitos às maiores restrições impostas pelas autoridades de saúde registam 240 novos casos por cada 100.000 habitantes nos últimos 14 dias e, “tendo em consideração que o número de habitantes do concelho é de 20.000, “o proporcional máximo (para evitar mais proibições) é de aproximadamente 48 novos casos”.

“Significa isto que teremos de manter uma média inferior a 3 novos casos por dia para não entrarmos na lista ‘vermelha’ de municípios com restrições mais severas”, advertiu a Câmara algarvia, quando no concelho o número de casos ativos reportados ainda era de 38 casos ativos.

A próxima reavaliação do risco por concelhos será feita pelo Governo na quinta-feira.

 

Por: Lusa