Em ano de pandemia, estrutura regressa com todas as condições de segurança e atinge mais um recorde, ao reunir 5600 figuras e 40 toneladas de material

O maior presépio do país regressa a Vila Real de Santo António, a partir de 28 de novembro (sábado), e, como não podia deixar de ser, volta a bater mais um recorde, ao ultrapassar a fasquia das 5600 figuras.

Para dar vida a esta iniciativa, que atinge ‘a maioridade’ em 2020, ao completar a sua 18ª edição, foram necessários mais de 40 dias e 2500 horas de trabalho, embora os preparativos já tenham começado há vários meses, mesmo perante a incerteza da pandemia da Covid-19.

Como vem sendo habitual, a lista de materiais utilizados na sua construção é extensa e incorpora mais de 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra, 3000 quilos de cortiça e centenas de adereços.

Todos estes esforços permitiram que o Presépio Gigante chegasse, uma vez mais, à meta dos 230 metros quadrados, ocupando toda a área expositiva do Centro Cultural António Aleixo, com milhares de figuras, muitas feitas de raiz pelos seus autores e outras que podem atingir as várias centenas de euros.

Em 2020, a estrutura apresenta-se com nova configuração, mas volta a ter peças evocativas da região, nomeadamente a Praça Marquês de Pombal, as antigas cabanas da praia de Monte Gordo, as salinas, as tradicionais noras algarvias, assim como outros monumentos locais.

As mais de 80 peças animadas e motorizadas, os quatro lagos e a iluminação cénica constituem “o segredo” do evento e são, simultaneamente, alguns dos pontos mais atrativos. Tudo isto assenta numa complexa base de suporte onde estão instalados os vários quilómetros de cabos que permitem dar vida a esta obra de arte e garantem, por exemplo, a circulação da água, a iluminação das casas e os efeitos cénicos.

Estes elementos juntam-se à reconstituição de muitos episódios cristãos e pagãos associados à quadra natalícia - patentes no presépio - fatores que o distinguem de todos os outros existentes no país e são uma das razões do seu sucesso.

 

Marca ecológica

A vertente ecológica também não foi esquecida, já que a maior parte dos materiais são naturais ou foram reaproveitados, com destaque para a cortiça e musgo. Por outro lado, foram implementados, em muitas das peças, sistemas de iluminação led.

 

Uma referência no país

Para Conceição Cabrita, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, «o Presépio Gigante já faz parte das tradições natalícias do Algarve e é, sem dúvida, um dos eventos âncora do município, reunindo visitantes de todas as idades e de todos os pontos do país».

«Mesmo em ano de pandemia, não quisemos deixar de dar vida a esta tradição e reunimos todos os esforços não só para colocar a estrutura de pé, mas também para assegurar todas as condições de segurança e higiene para quem visitar o presépio».

 

Segurança reforçada

De forma a garantir todas as condições de segurança, este ano o presépio terá pontos de entrada e de saída diferenciados, tendo sido também estabelecida uma lotação máxima para assegurar a distância mínima de 2 metros entre visitantes. O uso de máscara será obrigatório, assim como a desinfeção das mãos à entrada.

 

Sobre o Presépio Gigante de VRSA

O Presépio Gigante de VRSA tem a assinatura de Augusto Rosa e Teresa Marques, dois funcionários autárquicos que contaram com a colaboração de Joaquim Soares e António Bartolomeu.

Pode ser visitado no Centro Cultural António Aleixo, entre 28 de novembro de 2020 e 6 de janeiro de 2021. Está diariamente aberto das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00 (ver exceções). A entrada tem o valor de 0,50 euros.

 

Presépio Gigante de VRSA

Local: Centro Cultural António Aleixo | VRSA

28 NOV 2020 > 6 JAN 2021 (diariamente)

Horário: 10h00 - 13h00 | 14h30 - 19h00

 

24 e 31 DEZ: encerra às 18h00

25 DEZ: 10h00 - 13h00 | 14h30 - 19h00

1 JAN: das 14h30 às 19h00

 

Entrada: 0,50 €

 

Por: CM VRSA