O Algarve recebeu o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD) – João Paulo Correia –, na semana em que se assinala o Dia Internacional da Juventude (12 de agosto).

Acompanhado pela Vice-Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) – Selene Martinho – e tendo como anfitrião o Diretor Regional do Algarve – Custódio Moreno –, começou por visitar as instalações da Direção Regional do Algarve do IPDJ, onde teve oportunidade de conhecer e sentir a dinâmica que se vive, bem como as associações sedeadas no Instituto e os seus parceiros, ouvir e falar com os jovens e com os técnicos do IPDJ que suportam toda a atividade que é desenvolvida.

Logo ao lado da Direção Regional, visitou a Pousada da Juventude de Faro e, de seguida, a Associação Desportiva Geração de Génios, sedeada na Escola Secundária João de Deus, em Faro, e que, no âmbito da aprovação de uma candidatura ao Programa de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas (PRID) do IPDJ, viu melhoradas as condições do seu campo de futebol: relvado sintético e iluminação.

O dia terminou no concelho de Tavira, onde o SEJD foi recebido pelo executivo da Câmara Municipal de Tavira e alguns jovens do concelho, e teve oportunidade de conhecer a Pousada da Juventude de Tavira.

As honras do segundo dia de visita do SEJD aconteceram na Casa do Povo de S. Bartolomeu de Messines, associação de carácter juvenil, onde houve oportunidade de conhecer o meritório trabalho desenvolvido na Instituição em inúmeras respostas. Rumo a Portimão, seguiu-se a passagem pelo V aniversário da Start Up e, já no período da tarde, o destino foi a Marina de Vilamoura, no Sotavento algarvio.

Na Marina, houve oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela administração da Marina e, mais concretamente, pelo Vilamoura Sailing, em especial na dinamização da Vela.

Do litoral, para o interior algarvio, rumo à Casa da Juventude de S. Brás de Alportel, onde foi apresentado ao SEJD o projeto “Florestas Nossas 3”, no âmbito do programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, do IPDJ.

O roteiro de dois dias terminou na bonita Freguesia de Moncarapacho, mais precisamente no Lusitano Ginásio Clube Moncarapachense, onde teve lugar a inauguração das instalações de apoio ao Estádio “Dr. António João Eusébio”, uma obra financiada pelo Município de Olhão e pelo IPDJ, no âmbito do Programa PRID.

Um roteiro de dois dias, bastante preenchidos, que permitiram ao SEJD conhecer um pouco melhor o panorama do Algarve na área da juventude e do desporto, sensibilizando-o para algumas das dificuldades com as quais se deparam os jovens algarvios e o movimento associativo, bem como para o que de bom se faz na região. Uma visita deveras produtiva, que será, certamente, um importante contributo para a atuação do IPDJ e do Governo em temas futuros.