A VITRA CLINIC inaugurou oficialmente no passado dia 22 de fevereiro, o seu novo espaço em Lagoa. (junto à N125, na rotunda que segue para Carvoeiro).

Devido às contingências da pandemia foi realizado um ato meramente formal sem convidados, apenas com a equipa de trabalho. Exceção foi feita à visita do Presidente da Câmara de Lagoa, Dr. Luís Encarnação que fez questão de apresentar os seus votos de sucesso ao novo projeto. 

Sob a Direção Clínica da Drª Ana Pragosa e do Dr. Sérgio Sousa, médicos dentistas, dedicados à implantologia há mais de vinte anos, a VITRA CLINIC propõe-se a prestar tratamentos dentários diferenciados, para todas as faixas etárias, com especial enfoque na reabilitação com implantes.

Com um total de 4 gabinetes, uma sala dedicada a cirurgia, uma sala de repouso privativa, um laboratório de apoio e as demais áreas técnicas indispensáveis, a Vitra Clinic ocupa um espaço privilegiado no Edifício Atrium Lagoa e distingue-se pelo seu ambiente tranquilo e acolhedor ao mesmo tempo que assegura um tratamento personalizado e altamente diferenciado.

VITRA CLINIC investe 750 mil euros em clínica em LAGOA

VA - Como nasceu o projeto VITRA CLINIC?

Sérgio Sousa - A Vitra Clinic nasce de um desejo de poder exercer a medicina dentária de uma forma mais personalizada e focada, acima de tudo, no paciente - como eu e a Ana sempre a idealizamos.Desde que nos formámos na Faculdade de Medicina Dentária em Lisboa, tivemos sempre o privilégio de integrar equipas muito diferenciadas. Primeiro no Instituto de Implantologia em Lisboa, com o Professor Doutor João Caramês, onde estivemos cerca de dez anos, período no qual completámos as nossas pós-graduações na New York University, e também onde começou a nossa carreira dedicada à reabilitação oral com implantes.  Depois, a convite do Dr. Paulo Maló, decidimos mudarmo-nos para o Algarve, onde assumimos a direção da clínica Malo em Alvor, e mais tarde também em Faro. Juntámos uma equipa muito especial, com profissionais altamente dedicados nas diferentes áreas da medicina dentária e da qual nos orgulhávamos.

Depois veio o ano de 2020 e com ele surgiram muitas mudanças. Achámos que seria a altura certa para darmos vida a um sonho que estava há muito adormecido, o de avançar com um projeto próprio. Temos connosco grande parte da nossa equipa anterior, cuja experiência nos permite manter o nível de tratamentos a que os nossos pacientes estavam habituados, agora aliado às nossas novas instalações, mais modernas e personalizadas.Estamos muito contentes e os pacientes que já nos visitaram também se manifestaram de forma muito positiva em relação a esta mudança.

VA - Quando decidiram abrir uma nova clínica nesta região, fizeram algum tipo de prospeção de mercado? Porque elegeram Lagoa?

SS - Na verdade, não.

Há nove anos atrás quando trocámos Lisboa pelo Algarve fixámo-nos em Alvor, mas os nossos pacientes sempre vieram de todo a distrito. Claro que temos um carinho especial pela população de Portimão /Alvor que nos acolheu, mas estando em Lagoa, sentimos que nos mantemos muito próximos.

A cidade de Lagoa tem uma localização muito central, ótimos acessos e sentimos que tem  “boa energia”. O Edifício Atrium Lagoa, onde nos encontramos é perfeito - um espaço novo, bonito, moderno, facilmente identificável e com estacionamento à porta. Sentimo-nos “em casa”, fomos muito bem acolhidos pela autarquia e pela população.

VA - Como é composta a vossa equipa? Quantos médicos e que especialidades vão ter na VITRA CLINIC?

SS - A nossa equipa, para além de mim e da  Drª Ana Pragosa, é composta por várias colegas de outras áreas da medicina dentária. Temos connosco a nossa higienista oral Dra. Ana Sabas; a Dra. Carina Vida, dedicada a odontopediatria e ortodontia intercetiva; a Dra. Sara Saldanha Lopes, com pós-graduações em ortodontia e Invisalign (alinhadores invisíveis); a Dra. Rita Ponceano, na área da endodontia; a Dra. Raquel Praça Silva, especializada na área da apneia do sono e bruxismo e ainda a Dra. Ana Filipa Gonçalves pós-graduada em prostodontia e dentisteria estética. No fundo, temos connosco profissionais qualificadas em todas as áreas da medicina dentária, o que nos permite oferecer um tratamento integrado e adequado a cada paciente.  

VA - Os serviços de saúde são necessidades básicas e este tipo de investimento é sempre uma mais-valia para a nossa região. Quando idealizaram esta nova Clínica, também pensaram nos serviços vocacionados para o turismo de saúde?

SS - Sem dúvida. O turismo de saúde faz parte da nossa prática clínica desde há anos e nesta nova estrutura temos ainda melhores condições para o receber. Continuamos a trabalhar com a mais antiga e reconhecida marca de implantes dentários no mundo, precisamente por essa razão. Os nossos pacientes estrangeiros sabem que os nossos tratamentos são passíveis de manutenção e assistência em qualquer boa clínica dentária em qualquer parte do mundo.

Temos a capacidade operacional para literalmente reconstruir um sorriso a partir do zero em menos de uma semana, de forma a viabilizar tratamentos complexos em pacientes estrangeiros que visitam Portugal por períodos não superiores a uma semana.

VA - Qual foi o investimento global deste projeto?

SS - Entre a aquisição do imóvel, a elaboração do projeto, as obras no espaço e a aquisição de equipamentos e materiais, estamos a falar de um investimento superior a 750 mil euros.

VA - No total quantos postos de trabalho vã criar?

SS - Foram criados catorze postos de trabalho.

VA - Que especialidades registam maior procura nestes tempos de pandemia?

SS - Sem dúvida, a implantologia. Pode parecer estranho a busca por uma especialidade que é tendencialmente dispendiosa numa altura de crise económica...dá que pensar, e todas as teorias que se possam elaborar para explicar esse fenómeno são meras interpretações. No entanto, a minha perceção é de que neste tempo de pandemia houve oportunidade para que algumas pessoas tenham ganho uma nova autoconsciência. Talvez se tenha relativizado a importância de alguns hábitos mais consumistas. O que é mais importante? Trocar uma televisão por outra mais moderna, comprar mais um casaco? Ou finalmente investir em si próprio e melhorar o conforto diário repondo dentes perdidos?

Um novo espaço - moderno, acolhedor, equipado com a tecnologia mais atual e com a equipa da sua confiança,

pronta para o receber.

VA - O que diria aos seus utentes que neste momento evitam a monitorização do seu estado de saúde por receio de frequentar espaços fechados, como clínicas?

SS - Neste momento não faz sentido. As clínicas são locais perfeitamente seguros. Há um ano, quando muito pouco se sabia sobre as vias de transmissão desta variante do Coronavírus todos nós passámos por um período de grande ceticismo e a própria DGS acabou por restringir a atividade da Medicina Dentária ao atendimento de urgências. Os meios evoluíram, os protocolos foram melhorados e hoje é totalmente seguro visitar uma clínica dentária. Adiar tratamentos e descurar o acompanhamento médico habitual tem sempre consequências negativas a médio-longo prazo.

VA - Como encaram atualmente o mundo da medicina dentária (odontologia)? Para onde se dirige o mundo da medicina dentária (odontologia)? (Pensa que a digitalização tem um papel importante no futuro do setor?)

SS - Creio que a medicina dentária em Portugal atravessa uma fase que já se observou noutros países, nomeadamente nos EUA. Começa a haver uma definição clara entre vários tipos de clínicas: existem grupos de grande dimensão, normalmente detidos por investidores financeiros e que privilegiam a grande escala, a presença em muitos locais e o controlo de custos e depois existem as clínicas mais pequenas que se focam na relação mais duradoura e personalizada com os seus pacientes, colocando a qualidade à frente do preço.

A digitalização é já uma realidade incontornável e é muito bem-vinda. No entanto, a “digitalização total” não é sinónimo de qualidade. Continuamos a precisar do fator humano, numa dimensão mais próxima da arte. A medicina dentária totalmente digital já vai existindo, mas é uma espécie de “fast-food”... mais rápida, mais barata...mas não necessariamente melhor...

VA - De que forma estão adaptados para este período de pandemia que ainda atravessamos?

SS - Com algumas mudanças naturalmente...quando se entra na clínica há todo um conjunto de normas e de equipamentos que permitem o respeito pela distância de segurança e o estrito cumprimentos das normas determinadas pela DGS. No entanto, no que diz respeito aos tratamentos propriamente ditos e aos protocolos de higiene e segurança, a verdade é que não há propriamente grandes mudanças porque a prática da Medicina Dentária sempre se regeu por altíssimos padrões de limpeza e esterilização para prevenir a infeção cruzada.

Na Vitra Clinic continuamos a garantir segurança máxima no atendimento clínico em contexto pandémico.

VA - Está prevista a abertura de mais clínicas nos próximos tempos no Algarve?

SS - Não, esse não é um objectivo. Temos uma parceria já antiga e muito interessante com o Dr. Simões Correia (Clínica Medci) em Loulé e toda a nossa equipa assegura consultas de todas as especialidades de Medicina Dentária nessa clínica. Desta forma, conseguimos assegurar os nossos serviços aos pacientes da região. Não temos a ambição de abrir mais unidades porque privilegiamos a qualidade e não queremos dispersar a nossa atenção e o nosso foco.

VA - O que os distingue de outras clínicas?

SS - Em Portugal a qualidade da Medicina Dentária praticada é felizmente muito elevada, ao nível do melhor que se faz na Europa. Existem muitas clínicas e alguns profissionais excelentes. O que nos distingue? Uma equipa com mais de vinte anos de experiência e que trabalhou sempre em locais de referência e que agora se apresenta totalmente focada no conforto do paciente e na excelência dos tratamentos.

 

Foto: Nathalie Dias em entrevista ao Dr. Sérgio Sousa

 

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 9h00 às 18h00 e aos sábados das 9h00 às 13h00.

 

Por Nathalie Dias

Rua Jacinto Correia, Ed. Atrium Lagoa, L2 8400-398 Faro

934 887 549

vitraclinic@gmail.com