Vento com rajadas de 25 nós fez voar os catamarãs no último dia de provas Lagos fez justiça à sua fama e apresentou, mais uma vez, as condições que levam muitos velejadores mundiais a considerar que tem um dos melhores campos de regata para barcos com foil: nortada forte e mar sem ondas.

O último dia de regatas da 2ª etapa do circuito GC32 foi simplesmente arrebatador, com o vento a atingir 20 nós e com picos de rajadas de 25 nós., Após a primeira regata e com o vento a aumentar de intensidade, a Comissão de Regatas decidiu dar por terminada a competição.

O domínio pertenceu ao Alinghi Red Bull Racing – SUI15, em cuja equipa de terra se encontram 2 portugueses, Pedro das Neves e João Cabeçadas, este último considerado o mais internacional dos velejadores portugueses.

A tripulação do Alinghi, comandada pelo suíço Arnaud Psarofaghis, venceu 6 das 16 regatas realizadas ao longo dos 4 dias de competição.

Na segunda posição e com 10 pontos de distância, ficou a equipa dinamarquesa Rockwool Racing que integra igualmente na sua equipa de terra, os velejadores portugueses Renato Conde e Diogo Freitas.

Desde 2018 Lagos recebe o GC32 Racing Tour, um circuito que traz equipas e velejadores de topo mundial onde se integram vencedores da Taça América e vários campeões olímpicos. 

Lagos foi a segunda etapa deste circuito e serviu de aquecimento para o Campeonato do Mundo de GC32, que decorrerá novamente em Lagos, de 13 a 17 de julho.