Freguesia de Quarteira distinguida pela Associação Bandeira Azul Europa (ABAE), com o galardão Eco-Freguesia XXI 2019, pelo seu desempenho em termos de sustentabilidade ambiental.

Pela primeira vez, uma freguesia do Concelho do Loulé conquistou o galardão, obtendo o resultado de 66,3 %, numa candidatura que avalia o desenvolvimento e motivação para a implementação de diversas ações à escala local, tendencialmente de carácter participado e que contribuem para a transformação de uma comunidade mais sustentável. A ABAE destaca o modo como “a freguesia está alinhada com o conceito de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, a coragem de comunicar de forma transparente o resultado desta avaliação, onde todos estão implicados”.

A candidatura de Quarteira a Eco-Freguesia ocorreu há sensivelmente um ano e, desde aí, a Junta de Freguesia (JF) tem vindo a promover várias atividades como ações de informação, sensibilização e esclarecimento, bem como a adoção de boas práticas nas suas instalações, designadamente a colocação de ecopontos, adoção de papel reciclado nos serviços e a instalação de pontos de recolha de pilhas e acumuladores portáteis. A JF desenvolveu ainda uma ação de sensibilização, juntos dos funcionários e colaboradores, com oferta de garrafas reutilizáveis, incentivando a redução do uso de plástico descartável e ao consumo de água da torneira. Como exemplo positivo da transição para uma economia de baixo carbono, foi efetuada uma candidatura ao CRESC Algarve 2020, que visa dotar o edifício de equipamentos de produção de energia através de fontes renováveis, com vista à redução em 60% as emissões de CO2.

 “Como sempre, os quarteirense honraram o compromisso e, perante estas responsabilidades acrescidas, contribuíram para uma freguesia mais sustentável e amiga do ambiente” congratula Telmo Pinto, Presidente da JF de Quarteira. “Estamos muito satisfeitos com esta distinção, que entendemos ser um orgulho para Quarteira e para a sua população”, acrescenta sublinhando o facto de que “este é o início de um longo processo, no qual a JF assume assim um determinante compromisso orientado para a sustentabilidade e para as boas práticas ambientais. Estamos conscientes de que há muito trabalho a desenvolver nesta área e de que a intervenção tem que ser sistemática e feita em parceria com as várias entidades existentes, em especial as escolas, IPSS, coletividades, comércio e com a crucial participação e envolvimento da população em geral”, conclui Telmo Pinto.

Nesta 2.ª edição do projeto, 93 freguesias demonstraram o seu interesse em pertencer à rede Eco-Freguesias XXI, 86 delas concretizaram a candidatura ao Galardão 2019 e 52 foram galardoadas, sendo Quarteira a única freguesia distinguida na região do Algarve.

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE, iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis. Enquadra-se em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030, apresentando-se como uma estratégia para incrementar a sustentabilidade local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes. Procura, através da existência de uma candidatura bienal, valorizar percursos, avaliar processos e reconhecer resultados que se materializam através da atribuição do galardão Eco-Freguesia XXI.

A entrega da bandeira verde Eco-Freguesias XXI 2019 e do certificado com o respetivo resultado realizou-se no dia 6 de junho, em Braga, durante o Greenfest, um evento de sustentabilidade em que se celebra o que de melhor se faz no país nas vertentes ambiental, social, económica e cultural.

 

Por: JF Quarteira