O executivo camarário pretende trazer ao Concelho – em parceria com instituições e empresários locais que ajudem a economia e façam de Lagoa um Concelho com vida – uma dinâmica de eventos que mostre aos Lagoenses que é possível desenvolver a cultura e o desporto, em complemento de outras necessidades básicas da população.
Conforme salientou Francisco Martins – quando almoçava no Parque de Exposições e Feiras de Lagoa, com os milhares de motards do “16º Portugal de Lés a Lés” – “é bom sentirmos que o empenho e vontade do Município de Lagoa em dinamizar a vinda de eventos âncora para Lagoa encontra eco e disponibilidade nos parceiros que nos acompanham e a quem desde logo agradeço e manifesto o interesse em continuar num futuro próximo”.
Este fim de semana o Concelho de Lagoa mexeu e foi notória a quantidade de visitantes que o percorreram e participaram nos diversos eventos que aqui se realizaram:
O “Lagoa Jazz Festival”, três dias no espaço paradisíaco do Parque Municipal do Sítio das Fontes, em Estômbar, dando a possibilidade de, num ambiente de total alheamento do dia a dia, poder ouvir bandas de jazz num anfiteatro totalmente esgotado. Nem a possibilidade de mau tempo afastou o público que também pôde visitar uma exposição de quadros de um artista local, uma feira de discos, provar petiscos no serviço de bar e dispor de um espaço lounge.
O “16º Portugal de Lés a Lés” – que este ano teve partida de Lagoa – contou com a presença de mais de 1.500 motards que esgotaram a capacidade hoteleira do Concelho, repuseram algum valor económico na restauração numa altura tão importante e que, percorrendo todas as nossas Freguesias, deram um colorido diferente à paisagem e, no contato com a população, ficaram a conhecer melhor o nosso Concelho.
A “Algarve Fair”, a já tradicional feira internacional que ocorre no Parque de Feiras e Exposições de Lagoa (FATACIL) recebeu imensa gente, com muita participação da comunidade de estrangeiros residentes no Concelho e por todo o Algarve, numa adesão às caraterísticas deste evento com espaço comercial e de expositores de artesanato bem como a zona de restauração sempre apetecível. Na Algarve Fair sobressaiu o enorme afeto pelos animais, com exposições e concurso de canídeos.
O “II Torneio de Futebol” para jovens dos sete aos treze anos que envolveu nos dois estádios do Concelho - Bela Vista (Parchal) e Capitão Josino da Costa (Lagoa) - trezentos e oitenta atletas e respetivas famílias.