Promoção da saúde mental e prevenção do suicídio em ambiente escolar «Projeto + Contigo» implementado na Região do Algarve no ano letivo 2015/2016

10:11 - 17/09/2015 SAÚDE
Profissionais de Saúde e da Educação da Região do Algarve participaram na sexta-feira, dia 4 de setembro, no auditório da sede da ARS Algarve e da DGESTE, na reunião para a apresentação do «Projeto + Contigo», no âmbito da promoção da saúde mental e prevenção do suicídio nos jovens em meio escolar, desenvolvido em várias regiões do país e que a ARS Algarve, IP pretende implementar este ano letivo 2015/2016 nos concelhos de Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Vila Real de Santo António.

No decorrer da sessão, o Coordenador do Projeto, Prof. Doutor José Carlos Santos, fez uma breve caracterização do projeto onde destacou os resultados já alcançados e esclareceu algumas dúvidas dos responsáveis e interlocutores da Saúde, interlocutores da Universidade do Algarve, Diretores dos Agrupamentos de Escolas e coordenadores de PES – Programa de Educação para a Saúde, envolvidos no projeto, como forma de proporcionar um maior conhecimento com vista à sua implementação nas escolas dos concelhos algarvios.

Inicialmente o projeto irá arrancar nos concelhos de Silves, Albufeira, Loulé, S. Brás de Alportel e Vila Real de Santo António, após os enfermeiros das equipas de Saúde Escolar destes concelhos terem frequentado em 2014 e 2015 ações de formação em Coimbra com os promotores do projeto.

Os enfermeiros com esta formação, integrados nas equipas de saúde escolar, foram encarregues de articular com os interlocutores das escolas com os quais já desenvolvem os seus planos, no sentido de implementar o projeto e eleger a população alvo, designadamente, algumas turmas do 8º ano de uma das escolas de cada concelho.

 

O que é Projeto +Contigo:

O projeto + Contigo nasceu em 2009, tendo como entidades promotoras a ARS Centro, através do seu Departamento de Saúde Pública, e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e como entidade parceira a estrutura regional do Ministério da Educação. Com o apoio da Direção Geral de Saúde, este projeto tem vindo a ser implementado em várias regiões do país e a ARS Algarve pretende marcar presença em benefício dos jovens e da saúde mental. 

O +Contigo tem como alvo primordial os adolescentes do ensino básico e secundário. O público-alvo são jovens do 3º ciclo, mas são considerados em projeto os profissionais de saúde dos Centros de Saúde da área do estabelecimento de ensino, os professores e assistentes operacionais da escola e os encarregados de educação dos estudantes das turmas selecionadas. Esta é uma caraterística do projeto, uma intervenção ecológica em rede. Os profissionais de saúde, depois de formação específica prévia, dinamizam o projeto a nível local, fazem o contacto com as escolas, dinamizam as sessões em sala de aula, e realizam a ponte com a equipa de coordenação sempre que necessário.

Os assistentes operacionais e professores ajudam no desenvolvimento do projeto e na deteção, vigilância e monitorização de comportamentos de risco ou outros.

Os encarregados de educação são chamados a participar como agentes promotores de saúde mental e de uma sã parentalidade na vivência familiar, numa etapa particular do desenvolvimento dos filhos, a adolescência, mas também no ciclo vital dos pais com os desafios inerentes à parentalidade nesta fase.

Os estudantes são atores principais na construção, na interpretação, no desenvolvimento e na concretização deste projeto através da sua criatividade, empenho, dinâmica e sugestões na concretização dos principais objetivos do projeto: promoção da saúde mental e prevenção de comportamentos de risco, particularmente da esfera suicidária.

No Algarve, os parceiros de suporte ao projeto serão a Universidade do Algarve que disponibilizará apoio psicológico e o Gabinete de Apoio a Jovens e Envolventes (GAJE), desenvolvido pela Equipa Técnica Especializada de Prevenção (ETEP) do DICAD, que desenvolve uma consulta de apoio psicossocial nos concelhos de Faro e Portimão.

 

Por ARS Algarve