Casa do Sal acolhe exposição «70 Cavaquinhos, 70 Artistas»

14:26 - 08/10/2015 CASTRO MARIM
Setenta artistas plásticos portugueses fizeram uma intervenção artística em cavaquinhos e o resultado estará, de 16 a 31 de outubro, em exposição na Casa do Sal de Castro Marim. A começar no Mosteiro dos Jerónimos e depois, em itinerância, por dez cidades que têm ligações à prática do cavaquinho, a exposição estará agora pela primeira no Algarve.

A inauguração, no dia 16 de outubro, pelas 18h00, será marcada pelo concerto de Júlio Pereira, compositor, multi-instrumentista e produtor e presidente da Associação Cultural Museu do Cavaquinho, que produziu esta exposição.

A exposição “70 Cavaquinhos, 70 Artistas” tem por objetivo dar visibilidade a este pequeno instrumento de cordas. Entre os artistas convidados estão Cristina Troufa, Luís Lázaro, Júlio Dolbeth, Joana Astolfi, Joana Rego, Carlos Zíngaro e Marta Madureira.

Desde a sua constituição que a Associação Cultural Museu do Cavaquinho vem contando com o apoio de artistas plásticos conceituados, entre os quais Pedro Cabrita Reis, Júlio Pomar e Julião Sarmento. Desta ligação nasceu a ideia de produzir uma exposição, tendo a Associação convidado, para tal, 70 artistas - a maioria jovens criadores - de vários pontos do país, propondo a cada um deles um cavaquinho como suporte de intervenção plástica.

A exposição foi possível através do patrocínio da fábrica industrial de instrumentos musicais – APC –, a que se juntou a fábrica artesanal – Artimúsica – e dez artesãos individuais: Alfredo Machado, António Faria Vieira, António Monteiro, Carlos Jorge Pereira Rodrigues, Domingos Machado, Fernando Meireles, José Gonçalves, Mário Estalisnau, Nuno Russel e Víctor Félix, que construíram os restantes cavaquinhos para serem intervencionados pelos 70 artistas plásticos.

 

Por: CM Castro Marim