Câmara de Lagoa promoveu Gala da Educação e homenageou docentes e funcionários aposentados

11:50 - 19/10/2015 LAGOA
Com a presença de cerca de 500 pessoas, decorreu no dia 15 de outubro, no Centro de Congressos do Arade, no Parchal, a Gala da Educação 2015, com a qual a Câmara Municipal acolheu a comunidade educativa do concelho, professores, funcionários e técnicos, homenageando também os que se reformaram ao longo do último ano letivo e que deram o seu contributo para a educação e desenvolvimento integral das crianças e jovens que estudaram no concelho.

Neste evento de partilha e convívio – em que foi anfitrião o Presidente da Câmara Municipal, Francisco Martins, acompanhado pelo Vereador da Educação Luís Encarnação e restantes membros do Executivo, o Presidente da Assembleia Municipal, Águas da Cruz, o Delegado Regional Educação, Francisco Marques, os Diretores das Escolas do concelho, Ana Cristina Martins (Agrupamento de Escolas Rio Arade), José Eduardo Luís (Agrupamento ESPAMOL) e Francisco Claro (Nobel International School Algarve) – estiveram envolvidos os dois Agrupamentos de Escolas do Concelho, a Nobel International School Algarve, Instituições Particulares de Solidariedade Social e Associações de Pais, bem como outras entidades e serviços do Município que atuam na área da educação.

Depois da receção aos convidados, com oferta de copo promocional do Lagoa Wine Show – que decorrerá de 22 a 24 de abril de 2016 – seguida de cocktail de boas vindas, servido pelos alunos do Curso vocacional do secundário – Restaurante e Bar, houve um apontamento musical a cargo da Academia de Música de Lagos, com alunos do Agrupamento ESPAMOL e Conservatório de Música de Lagoa. Foi projetado um filme promocional do concelho de Lagoa, a que se seguiu o jantar, acompanhado por música ambiente e passagem de vídeos sobre o concelho.

Um vídeo alusivo à educação, com uma viagem pelo último ano letivo, antecedeu a Mensagem de boas vindas do Presidente da Câmara Municipal de Lagoa que, num improviso de muita sensibilidade, “caraterizou a dificuldade de ser professor, uma profissão de andar com a casa às costas, a que o Concelho de Lagoa responde com o bom acolhimento habitual da sua gente a quem chega de novo e incentiva aqueles que, por força maior, nos deixam a que sejam os embaixadores de um Concelho que lhes ficará grato pelo contributo com que marcaram positivamente as nossas gerações de alunos”, tendo agradecido a todos e incentivado ao desenvolvimento de um bom trabalho neste ano letivo que agora começou.

Seguiu-se a habitual Homenagem ao pessoal docente e não-docente que se reformou no último ano letivo:

- Balbina Maria Cunha Correia Guerreiro, assistente operacional com a categoria de cozinheira do Refeitório da Escola Básica da Mexilhoeira da Carregação. Aposentou-se a 1 de janeiro deste ano, tendo iniciado funções, na Câmara de Lagoa, em 1 de fevereiro de 1993.

- Maria da Graça Santos Pereira, assistente operacional com funções na cozinha afeta ao Agrupamento de Escolas Rio Arade. Aposentou-se a 6 de novembro de 2014, tendo iniciado funções em 20 de janeiro de 2000, na Escola Básica Prof. João Cónim, em Estombar.

- Graciete Aida Campos Vaz Pereira Sá Cid, professora na Escola Internacional do Algarve, onde lecionou a disciplina de inglês ao longo de 33 anos. Foi Diretora Pedagógica das Secções Nacional e Internacional. No ano letivo 2012/13 foi-lhe atribuído o Prémio Nobel Burguete por se ter evidenciado ao longo da sua carreira escolar e profissional ao serviço da Educação e dos alunos do Ensino Particular e Cooperativo.

- Isabel Maria Rocha Dinis Frade Beirão, professora de educação visual e tecnológica, iniciou as suas funções em 1976 na Escola Preparatória de Lagoa, onde se manteve durante quatro anos letivos. Posteriormente, lecionou na Escola Preparatória de S. Bartolomeu de Messines, esteve na C+S de Algoz, foi colocada em Abrantes, regressando a Lagoa em 1988, onde permaneceu até ao final da sua carreira em 2015.

A Gala terminou com um espetáculo musical.

 

Por CM Lagoa