A Enfermeira Piedade Pinto, candidata à Seção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros – instituição que engloba a classe dos distritos de Beja, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal- apresentou o seu programa «Enfermagem com Futuro», no Hospital Garcia da Horta, e que teve como convidado principal o candidato a Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, José Carlos Gomes.
Na ocasião, Piedade Pinto, começou por referir que os princípios com os quais se irá reger estão integrados na candidatura nacional «Enfermagem com Futuro», e por isso está, bem como a sua equipa, de acordo com os 18 compromissos do projeto a presentado pelo candidato a Bastonário.
«Construímos um plano que responda às necessidades concretas da profissão de enfermagem, no âmbito da melhoria das condições do exercício, assente na qualidade e segurança dos cuidados, formação, investigação e na traída visibilidade, dignidade e reconhecimento social», salientou Piedade Pinto.
O plano de ação que propõe esta candidata à Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros incorpora, entre outros, a Visão de proximidade, ou seja fazer com que a Secção do Sul esteja muito mais próxima dos enfermeiros a fim de se conhecer melhor as diferentes realidades dos contextos de prática clinica e poder responder às necessidades e problemas da classe que a Secção Regional do Sul representa.
José Carlos Gomes, candidato a Bastonário, diz que a Ordem dos Enfermeiros tem que olhar criticamente o que tem: um divórcio entre o ensino da prática, das dotações inseguras que grassam em muitos serviços de saúde; da insatisfação da maioria dos enfermeiros por não encontrarem as condições de trabalho a que têm direito e que são indispensáveis para a qualidade dos cuidados que os Enfermeiros prestam. «Precisamos de uma “Enfermagem com Futuro” que saiba ir além de um discurso demagógico, pouco ético ou muito populista, que apenas beneficia interesses pessoais e corporativos», concluiu José Carlos Gomes
Por: A P