6ª Edição das Férias Ativas em Castro Marim

11:08 - 17/06/2014 CASTRO MARIM
Tendo em vista propiciar às crianças e jovens momentos de diversão, estimulando aprendizagens e promovendo hábitos de vida saudável, a Câmara Municipal de Castro Marim, em colaboração com a Empresa Municipal NovBaesuris, de 16 de junho a 12 de setembro, realiza pelo 6º ano consecutivo o Programa “Férias Ativas”, destinado aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo do concelho.

Durante três meses, mais de duas centenas de alunos residentes ou estudantes do concelho, com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, vão desenvolver atividades culturais e desportivas em espaços tão diferentes como o rio Guadiana, a Casa do Sal em Castro Marim, a Biblioteca Municipal, a ribeira de Odeleite, a Quinta da Fornalha ou o Pavilhão Municipal. 

Nesta 6ª edição da operação “Férias Ativas”, os participantes têm à sua espera um leque diversificado de ações de natureza lúdica e pedagógica, que potenciam o seu desenvolvimento cognitivo, das quais se destacam: expressão plástica, jogos tradicionais, judo, canoagem, vela, dança, ateliê das artes, visualização de filmes ou idas à praia.

Outra das atividades muito acarinhada pelas crianças e jovens são os workshops de doçaria na Quinta da Fornalha e no refeitório do Jardim de Infância de Castro Marim.

Para a Câmara Municipal de Castro Marim, as “Férias Ativas” constituem um bom exemplo da atenção que o município dedica à educação e à formação dos seus jovens., pois, além de garantirem uma ocupação dos seus tempos livres, quebrando rotinas e potenciando um desenvolvimento harmonioso, equilíbrio físico, psicológico e social dos mesmos, permite, ainda, sensibilizá-los para a importância da prática desportiva, educação para a cidadania, questões cívicas de defesa e preservação do meio ambiente. 

É, ainda, de salientar a importância das “Férias Ativas” para os pais e encarregados de educação, que durante este período de interrupção letiva de Verão, não possuem forma de assegurar a ocupação dos tempos livres dos seus educandos. 

 

Por CM Castro Marim