MUNICÍPIO DE SILVES ASSINALA CENTENÁRIO DA MORTE DE FRANCISCO XAVIER DE ATAÍDE OLIVEIRA

17:06 - 17/11/2015 SILVES
No ano em que se completa um centenário sobre a morte de Francisco Xavier de Ataíde Oliveira, considerado o mais notável e prolífero monografista português de todos os tempos e que se dedicou a estudar o património material e imaterial do Algarve, a Câmara Municipal de Silves, tendo em vista assinalar esta efeméride e, desta forma, homenagear este escritor, filho da terra e natural do Algoz, promoverá nos próximos dia 20 e 21 de novembro um programa especial de atividades.

A programação abre no dia 20 de novembro, pelas 16h00, com o descerramento de uma placa de homenagem na casa onde Francisco Xavier de Ataíde Oliveira nasceu, localizada na Rua Tomé Rodrigues Pincho, n.º 31, em Algoz.

No dia seguinte, pelas 15h30, realizar-se-á uma palestra sobre a sua vida e obra intitulada “Francisco Xavier de Ataíde Oliveira, Jurista, Etnógrafo e Historiador”. A ação terá lugar no salão da junta de freguesia do Algoz, tendo como palestrantes Dias Marques (Professor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve), que irá apresentar aspetos sobre a obra do Ataíde Oliveira, e em particular sobre o cancioneiro e o romanceiro, e Luís Guerreiro (colaborador da Câmara Municipal de Loulé e investigador da história local), que apresentará pormenores inerentes à vida deste notável cidadão.

De referir que complementando estas atividades, e tendo em vista dar a conhecer, através de documentos coligidos pelo Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Silves, alguns aspetos sobre esta figura notável, está patente desde o dia 2 de novembro no edifício dos Paços do Concelho, a exposição “Centenário da Morte de Francisco Xavier de Ataíde Oliveira”. Esta mostra estará patente neste local até ao dia 30 de novembro, entre as 9h00 e as 16h00. Durante o mês de dezembro, a mesma poderá ser visitada no edifício da junta de freguesia do Algoz.

O telefone 282 440 854 e o endereço de correio eletrónico patrimoniocultural@cm-silves.pt são os contactos do sector de Património Cultural da CMS para o fornecimento de informação adicional sobre as atividades promovidas no âmbito deste centenário.

As atividades contam com a colaboração da União de Freguesias Algoz-Tunes e da Associação Patrimonial do Algoz.

 

SOBRE FRANCISCO XAVIER DE ATAÍDE OLIVEIRA

Este notável escritor nasceu no Algoz em 1843 e faleceu em Loulé em 1915.

Bacharel formado em Teologia e Direito, Sócio correspondente do Instituto de Coimbra e da Academia de Ciências de Lisboa, foi autor de numerosas obras literárias, recolhidas e publicadas em vários volumes.

O Dr. Athaíde Oliveira é, sem dúvida, uma das personalidades mais fecundas na compilação histórica das terras algarvias, descritas nas 11 Monografias das seguintes localidades: ALGOZ, CONCELHO de LOULÉ, CONCELHO de OLHÃO, ALVOR, CONCELHO de VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO, S. BARTOLOMEU DE MES-SINES, PADERNE, ESTÔMBAR, PORCHES, ESTOI, LUZ DE TAVIRA, e ainda a biografia de D. FRANCISCO GOMES, ilustre Bispo do Algarve.

Usando de uma linguagem simples e aprazível, o Dr. Athaíde Oliveira ainda foi autor de várias obras de vulto: CANCIONEIRO e ROMANCEIRO do ALGARVE, AS MOURAS ENCANTADAS e ainda um importante volume intitulado MEMÓRIAS PARA A HISTÓRIA ECLESIÁSTICA DO ALGARVE.

Pelo que acabamos de expôr, se deduz do valor intelectual deste erudito escritor algarvio que se dedicou a estudar o seu e o nosso Algarve, as origens das suas localidades, do seu folclore, dos povos primitivos que o habitaram, das suas lendas e superstições, legando assim, às gerações vindouras motivos e fontes de estudo, onde se possam basear nas investigações e pesquisas dos tesouros arqueológicos que esta província possui.

Por iniciativa do Dr. Mário Lyster Franco foi lançada na imprensa a ideia de Ihe ser erguido um monumento. Foi Loulé, onde o ilustre escritor exerceu durante muitos anos funções públicas e a esta vila prestou assinalados serviços, que levou a efeito esta iniciativa inaugurando, numa da suas praças, no 10 de Agosto de 1930, um busto em sua homenagem.

A SUA TERRA NATAL (ALGOZ) DEVE-LHE TAMBÉM A CON-SAGRAÇÃO A QUE ESTE SEU ILUSTRE FILHO TEM DIREITO E, ESPERAMOS QUE A SEU TEMPO LHE SEJA FEITA.

(Texto da autoria da professora D. Alice da Silva Ribeiro — 1975)

Publicado em "INDIVIDUALIDADES NOTÁVEIS DE SILVES E DO SEU CONCELHO — Séculos XIX-XX" Agosto de 2004.

 

Por: CM Silves