12 alimentos que causam BARRIGA INCHADA (e o que comer para evitar) | Parte II

17:26 - 10/12/2015 OPINIƃO
MEDICINA TRADICIONAL CHINESA por Tiago Martins | tiago.mediestetica@gmail.com

(Continuação)

3. BEBIDAS COM GÁS

Outra razão muito comum para ainda haver inchaço na sua vida. Estas bebidas contém muito dióxido de carbono, um gás na sua composição.
Quando se bebe uma bebida destas, introduz-se muito gás no sistema digestivo que pode ficar encurralado nas paredes do estômago e provocar um inchaço visível e algumas cólicas.


O que beber em vez: poderá começar com apenas água. De preferência morna. Na forma de chás de boa qualidade ou mesmas aquelas águas com fruta ou sabor a fruta.

 


4.TRIGO

Sim, o famoso. Principalmente evite porque contém uma proteína controversa chamada glúten. Toda a gente deve evitar comer tudo o que contenha esta substância “maldita”.

Glúten está presente numa enormidade de alimentos: pão branco, esparguete, pão de forma, donuts, tortilhas, pizzas congeladas, massa de quiche, croissants, bolos, chocolates, misturas de panquecas e praticamente tudo o que está na secção de padaria e “fast food” dos supermercados e restaurantes. É quase impossível não ler glúten ou trigo nos rótulos dos produtos embalados.
E porque é tão desagradável consumir glúten?  Porque o glúten é o que permite agregar as moléculas do alimento e em muitas pessoas não é digerido e eliminado completamente e através das paredes do intestino delgado ele passa osmoticamente e agrega-se a todo o tipo de tecidos do organismo. Isto causa: gases, diarreia, obstipação, dor e cólicas, problemas de pele, acne/eczema, etc.

 

O que comer então? Aveia, quinoa, amaranto, farinha de amêndoa ou de coco, arroz.


 

5. BRÓCOLOS e outros vegetais crucíferos

Incluem: Couve-flor, nabo, rúcula, agrião, mostarda, rabanetes e couve-de-bruxelas.
São vegetais muito saudáveis, ricos em fibra, vitamina C, vitamina K, ferro e potássio. No entanto, também contém muitos FODMAPs e podem causar muito inchaço abdominal também. Cozinhá-los com algumas especiarias podem torná-los mais digeríveis.

O que comer em vez: Espinafres, pepino, alface, batata-doce, curgetes, entre outros.

 

(continua)