Casa Museu João de Deus acolhe exposição «Viajante Na Memória», de Maria João Franco

09:44 - 16/12/2015 SILVES
A Casa Museu João de Deus acolhe entre 21 de dezembro e 21 de janeiro a exposição de pintura «Viajante na Memória», de Maria João Franco. A mostra conta com a colaboração do escultor Silvestre Raposo.

Técnica mista sobre tela, grafite e tintas sobre papel são algumas das técnicas utilizadas nas obras expostas, que poderão ser visitadas nos dias úteis das 10h00 às 13h00 e entre as 14h30 e as 18h30.

Natural de Leiria, Maria João Franco frequentou o curso de Pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, onde teve como professores o pintor Gil Teixeira Lopes e o escultor Soares Branco. Apesar de ter frequentado o curso de Arquitetura na ESBAP, o convívio com os colegas das Artes Plásticas, fizeram a artista retomar de novo o gosto pela pintura, aproximando-a também do pintor Nelson Dias, com quem viria a casar. Ao longo da carreira tem desenvolvido inúmeros projetos pictóricos, tendo sido prestigiada com diversas distinções e em 2007 condecorada com a medalha “Mérito-Cultura” e com a Comenda da Associação dos Artistas Plásticos Brasileiros. Recebeu, também, em 2007, 2008 e 2009 o Prémio MAC Prestígio – Movimento Arte Contemporânea (MAC) – Lisboa; em 2008 o Prémio MAC Pintura 2008; em 2010 o Prémio MAC’Hilário Teixeira Lopes – MAC e em 2010 o Prémio MAC’2010 Colaboração e Divulgação Cultural - MAC. Em 2012 foi condecorada com a Medalha de prata da cidade de Leiria por mérito cultural e artístico.

Referindo-se a “tu não aconteces, quando eu te quero”, uma das exposições promovidas pela artista, Álvaro Lobato de Faria mencionou que o vigor e qualidade do conjunto das obras expostas iriam ocupar “um significativo lugar na excelente pintura que Maria João Franco vem construindo e a que já nos habituou, confirmando o grande talento e sobretudo a surpreendente qualidade técnica e criativa desta grande artista das artes plásticas do nosso país".

O telefone 282 440 892 e o endereço de correio eletrónico casamuseu.joaodeus@cm-silves.pt são os contactos da CMJD para o fornecimento de informação adicional sobre a exposição. 

 

Mais sobre Maria João Franco:

Maria João Franco nasceu em Leiria em 1945. Com 15 anos começa a frequentar o Círculo de Artes Plásticas em Coimbra, de onde parte para o Curso de Pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, onde tem como professores o Pintor Gil Teixeira Lopes e o Escultor Soares Branco. Dois anos depois parte para o Porto onde frequenta Arquitetura na ESBAP, mas o convívio com os colegas das Artes Plásticas, fazem-na retomar de novo o gosto pela Pintura, aproximando-a também do Pintor Nelson Dias, futuro marido. Em sequência da morte de seu irmão Miguel regressa e Leiria, só mais tarde retoma os estudos novamente em Lisboa. Do pai, Miguel Franco, herda o gosto por um mundo mágico. Homem de teatro, Miguel Franco é reconhecidamente um dos dramaturgos mais importantes da década de 70 em Portugal, pelo enfoque histórico da sua obra que se confronta com o então espírito do “regime”. Uma forte ligação triangular “Miguel Franco – Maria João Franco – Nelson Dias” desencadeia no espírito ainda jovem de Maria João um sentido de busca, de procura e de pesquisa que prevalece ainda no seu percurso. Fortemente marcada pelo “Expressionismo Abstracto”, Maria João Franco começa a expor com 23 anos, seguindo na senda de Nelson Dias a tendência expressionista quer na abstração, quer na sua passagem para a figuração. Sentindo como fortes expoentes da Pintura Portuguesa, Rocha de Sousa, Gil Teixeira Lopes, Luís Dourdil, Júlio Pomar ou Resende, bebe neles a influência que tem em mira o extravasar de uma pintura de emoções contidas num expressionismo lírico de uma sensualidade quase “aquática” ou meramente fluida. Ao longo da carreira tem desenvolvido inúmeros projetos pictóricos, sendo prestigiada com diversas distinções, e recentemente (2007) condecorada com a medalha “Mérito-Cultura” e com a Comenda da Associação dos Artistas Plásticos Brasileiros.

 

Por CM Silves