EXPOSIÇÃO |«A Identidade do Algarve: forais, alvarás e cartas régias»

17:52 - 12/01/2016 LAGOA
O Reino de Aquém Mar! Desde a recuperação da população cristã do território algarvio que o Algarve foi tradicionalmente reconhecido como uma região distinta do restante território nacional. Tal pode ser constatado pelo exemplo do simples facto de, ainda no início do século XIX, os selos postais para esta região serem ao custo dos para o estrangeiro e não ao do para outras regiões do país.

Quais foram as estratégias políticas para a organização administrativa desta região? Quando, como e porquê foram criados os concelhos que atualmente constituem o distrito do Algarve?

Esta exposição permite perscrutar, de sotavento a barlavento, a evolução da administração régia da região e a consequente formação dos concelhos que integram o distrito de Faro. Esta organização, que brota na segunda metade do século XIII, apenas se concluiu já no período republicano. Ao reproduzir os exemplares originais da documentação que deu origem à criação dos atuais 16 concelhos, não poderemos ficar alheios a um exemplo presente de mutilação, exercida algures por alguém, de património que constitui valor inestimável. Os distintos documentos transparecem os interesses sociais, económicos e políticos que prevaleceram na delimitação geográfica administrativa ao longo dos tempos. Venha conhecer uma faceta da história desta região!

Poderá descobrir o que sucedeu ao Al – Gharb nesta exposição que foi organizada pela Rede de Arquivos do Algarve e que contou com o apoio da AMAL e de diversas autarquias algarvias. Terá carácter itinerante pelos municípios do Algarve durante o ano de 2016 e 2017 sendo inaugurada no próximo dia 16 de janeiro, no Convento de São José, em Lagoa.

 

Por CM Lagoa