Nelson Conceição, licenciado em Educação Musical pela E.S.E.. de Beja e pós-graduado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, frequentou também uma Masterclass de aperfeiçoamento com o norte-americano Peter Soave, especialista em Astor Piazzolla, o famoso compositor argentino.
Este algarvio, natural de Santa Bárbara de Nexe, irá participar a solo no evento solidário organizado pelo Rotary Club da Praia da Rocha, que se realizará, no dia 27 de junho, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão - em prol da Conferência São Vicente de Paulo e dos Bombeiros Voluntários de Portimão.
Nelson Conceição recebeu vários prémios, de que se destacam: o 1º lugar no “Itália Award 2011” para melhor composição Moderna. O 3º prémio no Troféu Mundial em 2000, com a melhor classificação até então de um português na categoria varieté/virtuosismo; o 1º Prémio no Concurso Nacional de Acordeão em Alcobaça 2002; o 3º lugar no Prémio Azzola-Zolotariew em Aubagne-Marselha (França).
Integra e/ou produz importantes edições discográficas e literárias, onde se destacam a “Homenagem à obra de João Barra Bexiga”; “Homenagem José Ferreiro Pai e Filho”; “Homenagem a António Madeirinha”; “O Acordeão pelas mãos dos jovens Vol.I e II”; “O Rosto da Gente e da Região do Algarve” – Moças Nagragadas (4 Volumes); “Danç`Aqui” – Rastemenga; “O Cancioneiro Tradicional Português”; e ainda, com a cantora algarvia Viviane, participou nas músicas “Coração abandonado” e “Gavetas do amor”, que fizeram parte da banda sonora da telenovela “Ilha dos Amores”.
Em 2002, recebeu a medalha de mérito cultural da cidade de Faro.
Desenvolve, atualmente, com os seus alunos, um projeto de cariz pedagógico, cultural e artístico, designado “Folequestra” - uma orquestra composta só por acordeões - que já obteve alguns prémios importantes. A Folequestra, abordando o fado, o tango e a música popular, alia, o talento à juventude e a modernidade à versatilidade do acordeão. Sempre com boa disposição, os jovens acordeonistas transformam-se em percussionistas, cantores e dançarinos. A fusão de vários acordeões com a guitarra, a percussão e a voz despertam as emoções e os sentidos enchendo a alma de quem os ouve.
Os próximos concertos da Folequestra ocorrerão, pelas 21:30 horas, nas seguintes datas e locais: 19 de agosto na Fatacil; 29 de agosto em Almancil; 13 de setembro em Quarteira; 14 de setembro em Salir e 15 de novembro no Teatro das Figuras em Faro.