Grupo AdP faz empréstimo obrigacionista de 75 ME

09:00 - 05/02/2016 NACIONAL
Águas de Portugal procedeu à emissão de um empréstimo obrigacionista no valor de 75 milhões de euros com uma maturidade de 12 anos, divulgou hoje o grupo em comunicado.

A empresa explica que o valor vai ser usado para a substituição de financiamentos de curto prazo das empresas do Grupo AdP, "sendo beneficiárias últimas a Águas do Norte, Águas do Centro Litoral, Águas da Região de Aveiro, Águas de Lisboa e Vale do Tejo e Águas do Algarve, mediante a realização de suprimentos (empréstimos) da 'holding'".

No documento, o Grupo AdP afirma que reduziu a sua dívida líquida em cerca de 460 milhões de euros nos últimos quatro anos e adianta que com esta operação alcançou "uma parcela de endividamento de curto prazo inferior a 10% do valor total da dívida do Grupo".

"O aumento da maturidade da dívida e a redução do custo de financiamento junto da banca comercial são fundamentais para a gestão prudencial da estrutura de financiamento do Grupo AdP e, consequentemente, para a promoção da qualidade e fiabilidade dos serviços prestados pelas nossas empresas às populações de todo o país", frisa o presidente do Grupo AdP, Afonso Lobato de Faria.

A organização e montagem desta emissão de obrigações coube ao BPI.

O Grupo AdP – Águas de Portugal apresenta-se como o principal grupo empresarial português com atividade nos domínios do abastecimento de água e do saneamento de águas residuais, prestando serviços a cerca de 80% da população portuguesa através de empresas regionais.

 

Por: Lusa