Município de Silves e Exército Português assinaram Protocolo de colaboração no Âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios

10:01 - 17/02/2016 SILVES
A Câmara Municipal de Silves (CMS) e o Exército Português assinaram hoje, dia 16 de fevereiro, um protocolo de colaboração que prevê a realização de diversos trabalhos de defesa da floresta contra incêndios.

Na cerimónia Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves, evidenciou o “magnifico trabalho desenvolvido pelos militares do Regimento de Engenharia N.º1 que, em poucos dias, desbravaram uma área significativa de floresta” e que representa “um trabalho meritório para a prevenção de incêndios”. Acrescentou, ainda, que a autarquia “tem de fazer tudo o que estiver ao seu alcance ao nível da prevenção de incêndios” e que “este protocolo será certamente o início de uma boa parceria na componente de serviço público”.

Já João Manuel Pires, Comandante do Regimento de Engenharia N.º1, começou por enquadrar o trabalho que os Ministérios da tutela têm efetuado ao nível da engenharia militar. Acrescentou que este tipo de missões têm vindo a ser efetuado pelo referido Regimento em algumas zonas do país e que, neste sentido, o objetivo do Exército é “estar presente e ir ao encontro das expectativas e necessidades da população e colaborar com os municípios por forma a facilitar a ação perante intempéries e outras vicissitudes naturais”. 

Presentes na cerimónia estiveram o Executivo Permanente da CMS, representantes do Exército Português e outras entidades ligadas à proteção Civil, como o Comandante Operacional Distrital da ANPC, Vaz Pinto, o Comandante Operacional Municipal e responsável pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Florestas (SMPCF) da CMS, Nelson Correia e o comandante dos Bombeiros Voluntários de Silves, Luís Simões.

Relembramos que este protocolo surge como consequência da estreita relação de cooperação existente entre as duas entidades, relação essa que se intensificou no ano de 2015 e que permanecerá durante o ano de 2016, com a presença dos militares na serra, e permitirá uma intervenção muito alargada no que toca à área territorial a abranger e estrutural na defesa da área florestal do concelho de Silves.

Serão reabilitados caminhos/acessos de penetração secundários a executar nos braços das principais linhas de cumeadas com a criação de áreas de viragem/retorno para veículos e feitas linhas para acesso apeado e serão regenerados os caminhos florestais de transição entre as frentes de trabalho. Outra das preocupações serão o acesso e a limpeza dos espaços envolventes a pontos de água estratégicos e a colocação de sinalética de apoio e orientação aos meios envolvidos na prevenção e no combate aos incêndios florestais.

Todo este trabalho é definido e coordenado pelos elementos do SMPCF, com o apoio da Unidade de Máquinas e Viaturas (UMV) e do Sector da Educação da CMS que, em conjunto, garantem a sustentação logística das operações, contando ainda com o apoio externo de várias associações e entidades, designadamente o aconselhamento técnico dos Bombeiros de Silves. Tendo em consideração que este trabalho de cooperação entre a CMS e o Exército Português decorre há cerca de dois meses e meio, já foram intervencionadas diversas áreas nomeadamente entre a Barragem do Arade (a Oriente) e a localidade do Farelo (a Ocidente) e áreas edificadas envolventes no interface Barrocal/Serra e traduzem, até à data, a reabilitação de 60 km de rede estruturante e cerca de 20 Km de acessos e caminhos de transição secundários.

 

Por CM Silves