Biblioteca Municipal de Silves inaugura exposição «Guias [Re]Descobrir, na Rota do Algarve Medieval»

21:44 - 03/03/2016 SILVES
A Biblioteca Municipal de Silves (BMS) inaugura no próximo dia 4 de março, pelas 16h00, a exposição «GUIAS [RE]DESCOBRIR - NA ROTA DO ALGARVE MEDIEVAL». A mostra, que integra a rúbrica «Talentos que nos Visitam», estará patente ao público até ao final do mês de março.

Para mais informações, os interessados deverão contactar BMS, pelo telefone 282 440 899 ou o endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt.

 

SOBRE A EXPOSIÇÃO:

Em julho de 2013, saia a público o primeiro volume da série Guias (Re)descobrir: Algarve Medieval, dedicado a Castro Marim. A edição oferecia um roteiro prático e manuseável de visita àquela vila medieval, com informação segura e rigorosa, apresentada numa linguagem simples e acompanhada por reconstituições atrativas e didáticas. Era apresentada num pacote que incluía outros produtos e destinava--se a ser usada pelos visitantes mais diversos, sem esquecer os mais jovens em família, assim preenchendo uma lacuna há muito sentida por todos quantos se preocupam com a valorização do património e o aumento do turismo cultural.

A publicação não resultara da iniciativa de uma instituição pública com responsabilidade na divulgação e na valorização do património construído, mas devia-se a uma empresa, a Nerve Design, que pusera as suas competências de comunicação e de design ao serviço do património cultural. Para essa primeira edição, contara com o apoio e a colaboração do município de Castro Marim, naturalmente interessado na divulgação do seu passado. A extensão do projeto a todo o espaço algarvio, que já suscitara a curiosidade de outros municípios e que estava previsto desde o início, exigia outros apoios e outra logística.

Em 2015, o mérito do projeto dos Guias Redescobrir: Algarve Medieval foi reconhecido pela Associação Portuguesa de Museus (APOM), vencendo o prémio atribuído por aquela Associação na categoria de Informação Turística. Tal reconhecimento foi um incentivo importante para lhe dar continuidade e para o levar a outros portos.

Por CM Silves