Cultura Organizacional: Para quê?

15:47 - 04/03/2016 OPINIÃO
por Nélia Marcos | Gestora Licenciada em Ciências da Comunicação - Comunicação Empresarial | neliamarcos@gmail.com

Muitas vezes se fala em Cultura Organizacional mas, na verdade, poucas vezes se valoriza este conceito e raramente se pratica.

A cultura organizacional reflete os valores, regras, princípios que vão conferir à empresa uma personalidade própria. Qualquer empresa, tenha 2 ou tenha 500 funcionários, deve ter a sua política interna clara, pois é a partir daí que todos os colaboradores vão saber como agir e tomar decisões. É igualmente determinante para construir uma imagem positiva no mercado junto de clientes e parceiros que ao conhecerem os valores da empresa, reconhecem-lhe muito mais prestígio e credibilidade, criando um maior elo de confiança.

Neste âmbito, é essencial a definição de Missão, Visão e Valores organizacionais.

Uma empresa não se define pelo seu nome, define-se pelo que faz, ou seja, pela sua Missão – O que fazemos?

A Missão clarifica o porquê da empresa ter sido criada, o que faz e para quem faz.

Já a Visão deve partilhar a ambição realista da empresa, quais as metas que pretende atingir – Para onde vamos?

Percebendo onde a empresa quer chegar, o grau de envolvimento de todos para atingir essa aspiração global será muito maior.

Os Valores organizacionais definem como irão lá chegar: são os pilares, as convicções, as regras de conduta pelas quais a empresa rege a sua ação com colaboradores e clientes - Como vamos lá chegar?

Muitas vezes a clarificação destas premissas fica negligenciada pelos obstáculos do dia-a-dia ou, simplesmente, porque não se entende o seu potencial. Todas as pessoas que constituem a empresa precisam conhecer profundamente a sua orientação, aspirações e princípios; precisam saber pelo que estão a lutar para “vestir a camisola”. Só assim se garante um grau de compromisso elevado e uma boa gestão de expetativas.

Por fim, importa referir que estes conceitos têm que ser praticados por todos e nortear, quer as decisões do administrador, quer os comportamentos da sra. da limpeza.

 

Cultura Organizacional: Para quê?

Para garantir colaboradores comprometidos, clientes confiantes e resultados extraordinários!