O Secretário de Estado da Administração Local, Dr. Carlos Miguel, esteve em Lagoa para presidir à inauguração do «Balcão Único Municipal»

16:09 - 07/03/2016 LAGOA
No passado dia 4 de março, cumprindo mais um dos objetivos previstos no contexto nacional da Modernização da Administração Autárquica, a Câmara Municipal de Lagoa (CML) inaugurou, com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, Dr. Carlos Miguel, o novo sistema de atendimento público – que concentra num só espaço a maioria dos serviços municipais prestados aos cidadãos – denominado por «Balcão Único Municipal».

Tratou-se uma cerimónia pública – que teve como anfitrião o Presidente da CML, Francisco Martins – presidida pelo dr. Carlos Miguel, que se deslocou à cidade de Lagoa em representação do Ministro-Adjunto Eduardo Cabrita que não pôde estar presente devido à chegada, esta semana, de algumas dezenas de refugiados. Esta cerimónia contou com a presença muitos dos funcionários municipais e alguns cidadãos que não quiseram deixar de assistir ao ato.

Francisco Martins – numa pequena intervenção dando as boas vindas aos presentes, entre eles os deputados do PS Ana Passos e António Eusébio, o presidente da CCDR Algarve, David Santos, o Presidente da Assembleia Municipal, Águas da Cruz, Vereadores, Presidentes das Freguesias, representantes de Escolas do Concelho, Proteção Civil, Coletividades locais e Comunicação Social – apresentou este novo serviço como sendo “…um pequeno passo daquilo que se fala há muitos anos, modernização administrativa e que agora se tem vindo a dar passos nesse sentido, sendo que este é o maior que foi dado, muito embora ainda longe da meta pretendida, havendo ainda muito para andar pois uma coisa é o investimento físico, outro o financeiro e outra ainda o investimento da própria mentalidade, mentalidade dos que prestam o serviço e dos que o recebem, estando agora em fase de adaptação de todos. A partir de agora os serviços prestados serão mais rápidos, mais eficazes e facilitarão a vida dos que recorrem aos serviços da Câmara, pois há uma grande equipa em front office mas também muitas outras pessoas atrás a trabalhar em equipa para a solução dos problemas que possam vir a ser apresentados pelos munícipes, uma centralização dos serviços neste Balcão Único que, de forma fácil e célere, a todos beneficiará...”

O representante do governo disse: “…saliento a importância deste novo espaço para a população por tudo se concentrar num só balcão, saudando o presidente da CML por ter avançado com a Modernização Autárquica, numa altura em que o atual governo está muito empenhado na modernização e simplificação administrativa, através do programa simplex.

Quero aproveitar, Sr. Presidente Francisco Martins para lhe dizer que considero deveras importante referir que, em termos de crise herdada, a gestão da Câmara de Lagoa, tem um endividamento inferior a 10%. Os meus parabéns…”

O “Balcão Único de Lagoa” está dotado dos principais serviços que importa colocar numa interação direta com os cidadãos. Ou seja: um atendimento multicanal, personalizado, seja ele pessoal, informático ou telefónico, que a Câmara quer de elevada qualidade e competência, sempre no sentido da satisfação da sua população numa resposta direta às questões que surgem no dia-a-dia.

O espaço conta com seis postos individuais de atendimento, dois postos avançados de tesouraria, dois gabinetes de atendimento técnico e um posto de auto utilização onde o cidadão poderá realizar consultas sobre os processos relacionados com os seus pedidos, com horário contínuo de atendimento, entre as 9:00h às 16:30 h, de segunda a sexta-feira.

Para o bom funcionamento desta nova mais-valia, em que se impõe uma valorização da imagem e da funcionalidade dos seus agentes baseada no profissionalismo e simpatia, a aposta municipal foi focada na formação da equipa de funcionários atendedores, na aquisição de software moderno e na criação de uma área decorada com cores alegres, situada logo na entrada do edifício sede da Câmara.

 

Por: CM Lagoa