CASA-MUSEU JOÃO DE DEUS ORGANIZA ATIVIDADES PARA PÚBLICO ESCOLAR E OUTRAS ENTIDADES

16:41 - 07/03/2016 SILVES
Diversos ateliês, oficinas e jogos, todos eles de caráter formativo-educativo, integram a proposta específica da Casa-Museu João de Deus (CMJD) para o público escolar (e outras entidades interessadas), durante todo o ano de 2016.

O projeto, que se intitula “JOÃO DE DEUS – Poeta Educador” pretende promover e divulgar a imagem do poeta enquanto educador/pedagogo e ainda celebrar os 140 anos da 1ª Edição da Cartilha Maternal, tendo já em curso, desde janeiro, diversos cursos de escrita criativa dirigidos aos alunos do ensino secundário.

“O Fabulário a brincar” é um Jogo-oficina de expressão plástica que integra este projeto, no qual os participantes terão contacto com os animais retirados das oito fábulas de João de Deus, sendo posteriormente induzidos a criar mentalmente um animal imaginário, que no final reproduzirão através de desenho ou modelagem de diversos materiais (plasticina, pasta de modelar, etc.). Esta atividade destina-se a crianças dos 3 aos 6 anos.

Outra das propostas deste programa de ações é uma oficina de escrita criativa para crianças dos 7 aos 15 anos de idade, intitulada “João de Deus - o poeta das letras”. Desafiar-se-á o grupo de crianças a retirar, de um saco mágico de palavras sobre a vida e obra de João de Deus, uma palavra-chave, que cada uma guardará em segredo. No decorrer do jogo e da oficina, cada participante terá a escrever uma frase onde conste a sua palavra-chave e, no final, haverá um texto escrito sobre o poeta.

Para além da oficina de escrita criativa, propõe-se uma outra de expressão artística, na qual as crianças receberão diversos materiais, poemas, imagens do poeta, palavras, imagens dos espaços da Casa-Museu, assim como, um esboço da fachada da CMJD e serão desafiadas a criar, através de pintura e colagem, a sua casa poema e, por isso, a ação chamar-se-á “uma casa - poema em construção” (idades dos 6 aos 15 anos).

“Calligrafitty, a arte de grafitar João de Deus” é mais uma oficina de expressão artística para jovens dos 12 aos 15 anos, que a Casa-Museu propõe nestas atividades destinadas ao público escolar e que permitirá que os participantes abordem a caligrafia como a “arte da escrita bela”, uma arte visual, uma vez que os jovens serão induzidos a elaborarem um painel com alguns escritos de João de Deus utilizando técnicas de grafitty.

A última das propostas da CMJD para o público escolar é a dinâmica “A escrita - o amigo aparo e a tinta-da-china”, que será uma oficina de escrita e ilustração, destinada ao público entre os 9 e os 15 anos. Numa primeira fase serão apresentados aos participantes os materiais aparo e tinta-da-china, inserindo-os no contexto da vida de João de Deus como poeta e escritor. Posteriormente, será lançado às crianças e jovens o desafio de escrever ou desenhar uma carta de amor com um aparo e tinta-da-china.

Estas ações obrigam a inscrição, devendo os interessados contactar a Casa-Museu João de Deus, através do telefone 282 440 892 ou do email casamuseu.joaodeus@cm-silves.pt

 

Por: CM Silves