José Santiago, o único português a correr na Maratona da Grande Muralha da China 2016

20:30 - 21/05/2016 DESPORTO
Numa entrevista concedida a este jornal no passado mês de março, José Santiago explicou como se preparava para o grande desafio que estava para vir. Hoje, José Santiago com muita alegria para todos os Portugueses, Algarvios e Louletanos, demonstrou que com esforço se conseguem alcançar as metas traçadas. A bandeira de Portugal e do Concelho de Loulé brilharam no pódio, onde alcançou o 2º lugar.

O único Português que participou na grande maratona da muralha da china deixa certamente o clube que representa, o CDQ, cheio de orgulho.

 


José Santiago, natural de Safara mas Louletano desde os 15 dias de idade, levará consigo para a Maratona da Grande Muralha da China, o nome do Concelho de Loulé, da Região e do País, uma vez que foi o único português selecionado para aquela que é considerada uma das provas mais difíceis do mundo. Consigo irá levar também a camisola do Centro Desportivo de Quarteira, clube que o recebeu e apoia desde 2011 e do qual é agora, não só atleta, mas também vice-presidente.

Embora sempre tenha feito desporto, foi aos 40 anos que José Santiago descobriu a sua verdadeira paixão desportiva: as Maratonas. Um «amor» que surgiu por acaso para nunca mais o deixar. José Santiago começou a correr em 2008 por motivos de saúde. Algum excesso de peso começou a preocupá-lo e a corrida foi o método que escolheu para o combater. Após alguns treinos foi desafiado por alguns amigos a fazer a prova «X Milhas do Guadiana» e foi então que se deu o clique. “O bicho do atletismo entrou e desde então nunca mais parei” afirma José Santiago, para quem a corrida, e em especial as maratonas, já se tornou muito mais que um hobbie. “É uma coisa fantástica. Foi das melhores coisas que me aconteceram nestes últimos anos”, acrescenta “É uma satisfação fazer isto. Traz-me bem-estar e o convívio com os outros atletas é muito gratificante”.

Atualmente, com 49 anos, casado e pai de um jovem militar de 24 anos, José Santiago, motorista de profissão, encontra-se desempregado, preenchendo parte da sua rotina diária com os treinos para as provas onde vai participando. O próximo desafio será a Maratona da Grande Muralha da China para qual o atleta se tem vindo a preparar desde dezembro. Diariamente faz pelo menos dois treinos, divididos entre treinos de corrida, séries de repetições de velocidade no Serro do Cabeço de Câmara, e corrida nos degraus do Monumento Duarte Pacheco. “O treino tem de ser intenso e adequado para não sentir muitas dificuldades na prova, pois será uma prova com cerca de 5 a 6 mil degraus, sempre a subir e descer, ao longo dos 42,195 metros da Maratona. Quanto mais difícil é a preparação, mais fácil se torna a prova”.

Como verdadeiro atleta que é, depois deste grande desafio, que se realizará no dia 22 de maio, José Santiago já tem agendados novos desafios. “Em junho faço 50 anos e por isso mudo de escalão, passando a ser veterano 4. O meu próximo objetivo é alcançar um título nacional, no Campeonato Nacional de Maratonas, no meu novo escalão… acredito que tenho grandes possibilidades” diz, confiante José Santiago, que está longe de querer ficar por aqui. “Criei um ranking próprio de maratonas nas 7 maravilhas do mundo. Depois desta prova na Grande Muralha da China, espero fazer a maratona do Machu Picchu.”

 

José Santiago conta com o seu apoio de todas as formas possíveis. Email: cdq.atletismo.quarteira@gmail.com

 

Por Verónica Chapuça     publicado a 18/03/2016