Ação de Sensibilização na Escola da Portela forma comunidade escolar para a importância da floresta e para os perigos da processionária do Pinheiro

09:12 - 23/03/2016 SILVES
No âmbito das comemorações do «Dia da Árvore»

No âmbito das comemorações do “Dia da Árvore”, decorreu no passado dia 18 de março uma iniciativa de sensibilização alusiva à importância das florestas e do ambiente em geral, levada a cabo pela Guarda Nacional Republicana (GNR) através do seu Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), com o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil e Florestas (SPCF) – Sapadores Florestais, sector da Educação e sector dos Jardins, na escola EB1 da Portela. Esta ação contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma.

Esta iniciativa envolveu alunos, professores e pais e permitiu, para além da melhor compreensão da importância do ambiente e da árvore, sensibilizar a comunidade escolar para a problemática da processionária do pinheiro, espécie bastante perigosa para a saúde, que estabelece o seu habitat em pinheiros.

Assim, as árvores existentes no local contaminadas por este animal foram antecipadamente eliminadas, sendo nesse dia substituídas por outra espécie autóctone, que a prazo não será afetada pela processionária, dotando o espaço do recreio com sombra. Os mais novos tiveram, pois, oportunidade de participar diretamente a ação, plantando a nova árvore, interagindo com as entidades presentes, tendo percebido o porquê do corte das árvores existentes na sua escola e da necessidade da sua substituição por motivos de saúde.

Esta iniciativa deverá ser replicada noutros espaços do nosso parque escolar.

 

Por CM Silves