A primavera e a chegada das alergias

10:08 - 08/04/2016 OPINIÃO
Recomendações da Associação Portuguesa dos Nutricionistas para prevenir alergias na primavera.

A primavera chegou e as alergias típicas da estação começam a fazer-se sentir. Na verdade, a presença de alergias deve-se à inalação de agentes alergénios que circulam no ar e que, na primavera se encontram em maior concentração no ambiente. O pólen das plantas é um exemplo destes agentes alergénicos.

            Efetivamente, a alergia é considerada uma resposta de defesa inadequada por parte do sistema imunitário, uma vez exposto aos agentes alergénicos. Alguns sintomas causados por esta reação são, por exemplo, espirros, tosse, prurido, irritações cutâneas, dor no peito, fadiga, apatia e insónias.

            De forma a reforçar o sistema imunitário e a ajudar a controlar a ocorrência de alergias, é necessário praticar exercício físico para minimizar o stress, ter em atenção as diferenças bruscas de temperatura para evitar constipações e melhorar a alimentação diária, de modo a aumentar o nível de vitaminas e nutrientes no organismo.

            Como tal, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas salienta que a adoção de uma alimentação saudável contribui para beneficiar o estado de saúde. Por isso, de modo a fortalecer o sistema imunitário é fundamental garantir a ingestão de alimentos (previamente bem higienizados) como frutas cítricas e bagas (p.e. laranja, kiwi, framboesas); hortícolas (p.e. brócolos, espinafres); cereais integrais (p.e. arroz integral, massa integral), ;leguminosas (p.e. feijão, grão),; carnes brancas (p.e. frango, coelho),; peixe (p.e. cavala, carapau),; sementes e frutos oleaginosos (p.e. linhaça, nozes, amêndoas) e laticínios (p.e. leite, iogurte). A respeito do iogurte e dos leites fermentados, acrescente-se que o seu consumo auxilia no fortalecimento do sistema imunológico porque contém probióticos, como por exemplo o L-Casei, que, atuam de forma a melhorar a saúde e bem-estar. Portanto, é essencial incluir estes alimentos na sua alimentação diária para que o início da estação seja mais agradável e muito saudável.

            Refira-se ainda que, de acordo com a nutricionista Teresa Mariano, elemento da Direção da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, “a alimentação é um fator de extrema importância para o equilíbrio e bem-estar do organismo. Através do consumo de alimentos ricos em vitaminas e nutrientes, estamos a promover a ajuda na formação de células que nos protegem contra vírus e inflamações, o que permite melhorar as defesas do organismo”.

Prepare-se para a primavera, faça escolhas saudáveis e entre na estação da melhor forma!

 

Por ONMI