A Misericórdia de Albufeira e a CPCJ revelaram os vencedores do concurso de fotografia SMARTFLASH, inserido no Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude.
As imagens premiadas são originais e revelam o olhar de crianças sobre a problemática tratada.
Na passada quarta – feira, a Misericórdia de Albufeira e a CPCJ anunciaram as duas vencedoras do seu concurso de fotografia “SMARTFLASH”. As fotografias foram submetidas a concurso por crianças residentes e estudantes no concelho de Albufeira. No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude, a iniciativa visou fomentar a participação e criatividade das crianças e jovens em torno dos seus direitos.
Lara Sampaio, aluna do 8º ano da Escola EB 2,3 das Ferreiras, e autora da fotografia “A Bota e a Flor”, bem como Samanta Martins, aluna do 11º ano da Escola Secundária de Albufeira, e autora da fotografia “Silêncio”, foram as vencedoras do concurso. Cada jovem foi premiado com um cheque FNAC no valor de 100 euros.
“A fotografia mostra o contraste entre a violência e a cobardia do agressor (a bota) e a beleza e a inocência de uma vítima, cuja vida está prestes a ser destruída (a flor). As vítimas de maus tratos são como as flores - perdem pétalas e murcham, mas nunca perdem o cheiro e a cor” – explicou Lara Sampaio.
“Silêncio foi tirada devido ao facto de que as vítimas de maus tratos não têm direito à palavra, especialmente as crianças, que por serem mais inocentes e ainda não terem noção da realidade acabam por não falar” – esclareceu Samantha Sampaio ao júri.
Os critérios de avaliação dos trabalhos fotográficos apresentados foram: criatividade, originalidade da fotografia, título e reflexão. O júri do concurso foi constituído pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Rolo; a representante do Instituto da Segurança Social, Lina Sequeira; a Diretora do Centro de Emprego de Loulé do IEFP, Sandra Azenhas; a Representante da Associação AHSA, Lurdes Meirinho, e o Diretor da Associação APEXA, Nuno Miguel Neto.
A entrega de prémios foi realizada pela Presidente da CPJ, Ana Figueiredo, e pela Provedora da SCMA, Patrícia Seromenho. No mesmo dia foi inaugurada a exposição que inclui os trabalhos vencedores e mais 15 fotografias selecionadas pelo júri (fotografias igualmente captadas e editadas com dispositivos de comunicação móvel).
A exposição estará patente até 30 de Setembro, entre as 9:00 e as 19:00 de segunda a sexta-feira no Espaço Em Con_tato (Rua António Aleixo – Albufeira).

Por SCMA