Como é do domínio público, pela sua visualização, o Concelho de Lagoa está inundado de outdoors, nome dado aos diversos tipos e formatos de painéis publicitários colocados em paredes, muros e na maioria dos casos, suportados por grandes estruturas no interior das povoações, mas, sobretudo, nas margens da via pública, ...
... nomeadamente em estradas nacionais ou municipais, algumas vezes atentando contra os interesses das comunidades, que acham que há outdoors a mais, quantas vezes prejudicando a visibilidade quer de peões, quer de automobilistas que, de algum modo, podem correr riscos na sua segurança.
Para reduzir tais situações, os serviços da Câmara Municipal de Lagoa procederam a um levantamento exaustivo da quantidade de outdoors que, distribuídos pelo Concelho de Lagoa, sobrecarregam zonas de concentração de informação publicitária, com o correspondente impacto visual negativo.
O número – parecendo exagerado – de 240 outdoors com medidas de variadas colocados um pouco por todo o Município, é uma realidade inconveniente, para quem aqui trabalha ou nos visita, num Concelho pequeno como é Lagoa.
Não é, seguramente, esta imagem violadora da qualidade ambiental que se deseja para o Concelho, pelo que a Câmara de Lagoa, contactando as empresas publicitárias que atuam no setor, solicitou que procedam, voluntariamente, à redução dos seus efetivos no terreno, respeitando a redução de 50% que o Município pretende alcançar até ao final do ano de 2017.
Desse modo, já este ano e de acordo com o mapa predefinido pelos serviços camarários, serão retirados 25% dos atuais 240 outdoors e mais 25% no próximo ano, prevendo-se desse modo ordenar, de forma consistente, a informação a dar aos utentes das vias de acesso às localidades, sem que com isso se provoque perturbações de trânsito, permitindo uma boa e rápida leitura das mensagens.
Assim, o Concelho de Lagoa combaterá a implantação pouco controlada de outdoors, alcançando melhor qualidade cénica e tornando-se ambientalmente limpo a partir de 2017
Por: CM Lagoa