Fascite Plantar

20:04 - 14/05/2016 OPINIÃO
por Miguel Encarnação | Licenciado em Ortoprotesia | miguel.encarnacao@live.com

A Fascite Plantar é um problema de saúde que se localiza nos pés e é um dos maiores motivos porque muitas pessoas recorrem a consultas de Ortopedia e Fisiatria. O seu nome provém a zona concreta onde se sente a dor. Trata-se da planta do pé e mais especificamente, a Fáscia Plantar, que é um tecido elástico que se estende desde o calcanhar até aos metatarsos.

Esta patologia produz dores que se devem à forte inflamação na sua fase mais aguda. São dores crónicas que atingem o seu pico pela manhã ao acordar e que atenuam durante a noite

Em todo o caso, uma deteção precoce deste problema de saúde será fundamental para começar com um tratamento de maneira eficaz e conseguir curar esta patologia totalmente. Se o contrário acontecer pode chegar ao ponto de acontecer uma calcificação e degenerar do também conhecido esporão calcâneo.

O tratamento da Fascite Plantar combina diversos objetivos. Por um lado, a natureza inflamatória da patologia obriga a administração de medicação anti-inflamatória, por outro lado recomenda-se vivamente que se recorram a tratamentos terapêuticos, que por parte de Fisioterapeutas, quer Ortoprotésicos, sendo alguns destes tratamentos destinados a corrigir a maneira de pisar. Não devemos esquecer que a fáscia plantar tem uma grande importância biomecânica, uma vez que absorve a energia da passada. Tanto desportistas e mulheres têm uma maior propensão para sofrer desta patologia. No caso dos desportistas, pela realização contínua de exercícios físicos, e no caso das mulheres devido ao uso habitual de sapatos com tacão.

Por último, recomenda-se o uso de protetores de calcanhar e de palmilhas adaptadas à planta do pé e passada da pessoa. Trata-se de produtos ortopédicos que têm como objetivo retirar a tensão da fáscia plantar e prevenir a aliviar a dor causada pela Fascite Plantar.