Marketing digital para todos

09:41 - 14/05/2016 OPINIÃO
por Nélia Marcos | Gestora Licenciada em Ciências da Comunicação - Comunicação Empresarial | neliamarcos@gmail.com

A Internet não é o futuro, é o agora. Quando queremos saber notícias é a Internet que usamos; quando precisamos de um produto ou serviço é na Internet que procuramos; quando queremos referências de alguma coisa é à Internet que recorremos. Estar presente nos meios digitais é uma imposição, já não é uma opção. Esta tem sido a maior alavanca das grandes empresas para aumentar a competitividade e se destacarem da concorrência.

A comunicação nos meios digitais permite divulgar muito mais rapidamente um produto novo ou serviço e envolver o cliente de forma bastante mais próxima através das várias interações que pode fazer. Os comentários positivos reforçam a credibilidade da empresa e permitem alcançar novos clientes.

Nas redes sociais um pequeno restaurante ou uma multinacional estão em igualdade de circunstância no que respeita à comunicação com o seu público porque as possibilidades de distribuição do conteúdo são infinitas e definidas por si: é possível selecionar o público-alvo da mensagem geograficamente ou por faixa etária, definir a que horas sai o seu conteúdo, entre tantas outras variações. Por outro lado, possibilita acesso a inúmeros dados que indicam quem leu o artigo, através de que dispositivo, a que horas, como interagiu e assim poder afinar a estratégia e aumentar resultados…Através da ferramenta “Alertas do Google” pode também saber quem fala da sua empresa na Internet ou da sua concorrência e colocar-se um passo à frente.

Mas importa fazer bem feito para ser eficaz: se está a chegar a hora do almoço e vejo na Internet um post de um restaurante, perto de mim, com a foto de uma fantástica sobremesa, provavelmente é naquele momento que decido onde vou almoçar. Quase certamente partilho com os meus colegas de trabalho e vamos todos. Se a isto se juntar a facilidade de poder reservar mesa logo através do meu dispositivo móvel, sem ter o incómodo de estar a ligar, então será “a cereja no topo do bolo”. E assim aquele restaurante, talvez até mais pequeno do que outros na zona, ganhou à concorrência pela comunicação assertiva e eficaz. Mas essa comunicação foi pensada, planeada, por alguém que sabe gerir as redes sociais, que analisa os dados e sabe o que deve comunicar, quando e a quem, de forma a criar necessidades e hábitos no público-alvo. É assim essencial que as empresas procurem, pelo menos numa fase inicial, formação e conhecimentos nesta área ou solicitem suporte profissional para obter retorno.

Nesta área tudo é possível. Só não se pode ser apenas mais um entre muitos.