As áreas naturais dos municípios da Eurocidade do Guadiana reúnem-se, este sábado, dia 21 de maio, para comemorar o Dia Europeu da Rede Natura 2000
A iniciativa integra a realização de um mural, uma caminhada pedagógica e uma caça ao tesouro na Mata Nacional de Vila real de Santo António.
Ao longo desta semana estão igualmente previstas outras atividades educacionais tais como a participação na campanha «O bater das asas de uma borboleta pode mudar o mundo», através de visitas a escolas.
A Rede Natura 2000 é um conjunto de espaços para a conservação da biodiversidade na União Europeia e no território da Eurocidade do Guadiana e integra espaços como a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e de Vila Real de Santo António, o Parque Natural da Ria Formosa, a Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António, o Parque Natural Marismas do Rio Carreras e os lugares de interesse comunitário da Isla de San Bruno e do Andévalo Occidental.
A campanha tem o apoio do Ministério do Meio Ambiente da Junta de Andaluzia e do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas IP. As ações são coordenadas pela Associação Odiana, pela Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e de Vila Real de Santo António e pela Eurocidade do Guadiana.
A importância ecológica, social e económica das áreas incluídas na rede Natura 2000 faz com que se torne uma das principais ligações dos municípios que compõem a Eurocidade do Guadiana, pelo que alguns dos projetos que foram submetidos a diferentes programas europeus integram precisamente esta componente.
Por: CM VRSA
