João Ribeiro e Francisco Amaral
João Ribeiro foi o grande vencedor do Concurso da Cabra de Raça Algarvia

21:55 - 23/05/2016 CASTRO MARIM
O Concurso da Cabra de Raça Algarvia, que se realizou no âmbito da Festa Terra de Maio, em Castro Marim, teve como vencedor de todas as categorias o João Ribeiro, produtor da Foz de Odeleite

João Ribeiro, que concorreu com mais 10 produtores do território do Baixo Guadiana, num total de 55 animais, levou consigo os prémio de “Melhor Cabra”, “Melhor representação” e o primeiro lugar nas categorias de “Casse Cabras”, “Classe Anacas” e “Classe Bode”. Por Sua vez, José Silvestre, produtor de Montinho de Odeleite, alcançou o 2º lugar nas três categorias. O terceiro lugar foi para Hugo Luís (Zorrinhos), na “Classe Cabras”, para Carlos Afonso (Zambujar) na “Classe Anacas” e para Jorge Madeira (Giões) na “Casse Bode”

A Cabra de Raça Algarvia é um animal corpulento, que atinge cerca de 50kg em adulto. Com pelo curto, branco e com malhas castanhas de várias tonalidades, a cabra algarvia resulta de um cruzamento entre a cabra charnequeira do Algarve com a cabra marroquina (no séc. XIX) e do cruzamento posterior com a cabra alpina espanhola (no início do séc. XX). O número de efetivos da cabra de raça algarvia está em crescimento no concelho de Castro Marim. Além de ser rentável em termos de produção de carne, a cabra algarvia tem um excelente potencial leiteiro, permitindo não só a comercialização do mesmo, mas também a produção de derivados. O queijo desta cabra é um produto muito procurado e reconhecido pela elevada qualidade e características organoléticas singulares, reconhecido como o queijo mais saudável, sendo já vendido em grandes superfícies comerciais e servido nos restaurantes da região.

O Concurso da Cabra de Raça Algarvia foi uma organização da Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL) em colaboração com o Município de Castro Marim.