ATLÉTICO CLUBE DE ALBUFEIRA VENCE A TAÇA REGIONAL DO ALENTEJO E ALGARVE EM SÉNIORES MASCULINOS E FEMININOS

10:56 - 25/05/2016 DESPORTO
Realizou-se no passado fim-de-semana os jogos referentes à Taça Regional do Alentejo e Algarve, as equipas Seniores Masculinos e femininos do Atlético Clube de Albufeira, saíram-se vencedoras, trazendo assim pelo segundo ano consecutivo a Taça para Albufeira.

No 1º jogo, a equipa feminina do atlético Clube de Albufeira, defrontou a equipa de Serpa e venceu por 3-0.

Depois da derrota do passado fim-de-semana em Évora para o Campeonato Regional, as atletas Algarvias trabalharam a semana toda para contrariar o resultado anterior apresentando-se muito lutadoras e com uma atitude bastante positiva, e com um objetivo bem traçado.

A conquista da Taça Regional do Alentejo e do Algarve.

Sempre com uma equipa bastante jovem dentro de campo o ACA entrou bastante bem na partida tendo vencido naturalmente por 25-18.

No segundo set a atitude manteve-se e a luta pelo parcial também mas, mais uma vez, alguns erros cometidos pelas Alentejanas levaram à vitória das Algarvias por 21-25.

A história do 3º set não foi diferente, a formação do ACA entrou novamente mais concentrada e mais consistente e mais uma vez alguns erros cometidos pelas Alentejanas comprometeram o parcial perdendo por 15-8 e o jogo ficou em 3-0.

No segundo jogo da tarde realizado pelas atletas Algarvias o panorama foi diferente. Um jogo logo a seguir ao 1º ter terminado, com cerca de 30 minutos de descanso, para defrontar a equipa que lidera o campeonato, acusando um pouco o jogo anterior, as atletas não entraram da melhor forma no jogo. O adversário apresentou-se com um serviço consistente, um ataque muito forte pelas pontas e uma excelente organização bloco defesa criando desde cedo dificuldades à jovem equipa Algarvia.

O primeiro set sorriu à equipa Algarvia, com o parcial de 25-23.

Com algumas alterações na estratégia da equipa, as Alentejanas de Évora entraram no segundo set bastante fortes criando desde logo dificuldades ao adversário desde o início do set, mas só conseguiram vencer nas vantagens, por 26-28.

No terceiro set a equipa vinda de Albufeira entrou bem e ao virar vencia por 8-5. Mas com o decorrer do jogo o cansaço veio ao de cima e de forma algo desastrosa a equipa desconcentrou-se e veio a perder por 10-15.

Mesmo com o resultado de 2-1 para o Juventude de Évora as atletas seniores do Atlético Clube de Albufeira trouxeram a Taça para Albufeira, fruto da vitória por 3 sets a 0 frente a Serpa e da derrota por 2 – 1 do Juventude de Évora frente ao Serpa.

Em jeito de balanço, o treinador Marco Malha comentou:

"Apesar da derrota registada frente ao Juventude a equipa está no bom caminho. A atitude apresentada foi boa, conseguimos mais um trofeu, é a segunda taça consecutiva, estamos a trabalhar para conquistar troféus. A equipa é bastante jovem, e em grande parte dos jogos apresentámos uma média de idades perto dos 18 anos! Jogamos com duas atletas Juvenis.  Sabemos qual o valor da nossa equipa e vamos já no próximo dia 4 de Junho lutar pela vitória frente ao Juventude de Évora para o campeonato, que é também o nosso objetivo, vencer. Estou muito orgulhoso das minhas atletas, souberam ter uma atitude à ACA, deram tudo dentro de campo e estão de parabéns. Quero dar também os meus parabéns à equipa do Juventude de Évora pela vitória, estiveram muito bem no jogo".

Nos seniores masculinos o Atlético Clube de Albufeira derrotou o Juventude de Évora por 3 sets sem resposta, no 1º jogo e apurando-se para a final.

A formação da Cidade capital do turismo travou desta forma, a equipa Alentejana do Juventude de Évora de chegar à final. A jogar a um bom nível e com maior capacidade ofensiva os Algarvios do Atlético embalaram para uma vitória confortável de 25-15. Renato Silva aparecia em bom plano, quer no serviço, quer no ataque e na defesa baixa. A isto, Miguel Nicolau juntava um bloco forte. Grande parte dos pontos Algarvios na parte final do set foi conseguida precisamente pelo centro da rede.

O segundo set foi muito semelhante ao primeiro acabando o set 25-17.

No início do terceiro set assistiu-se, finalmente, a uma reação do Juventude de Évora, mas cedo se começaram a notar as fragilidades dos Alentejanos. Os Algarvios ganharam confiança e voltaram a fechar o set 25-19.

Relativamente ao outro jogo que opôs o Serpa contra a equipa da casa o Sines, o destaque vai para o Serpa que venceu, e apurou-se para a final conjuntamente com o Atlético.

Na final a equipa Albufeirense do ACA venceu com alguma ‘folga’ os Alentejanos do Serpa, nos dois primeiros ‘sets', por 25-15 e 25-14, mas no último 25-17 teve de aguentar a excelente réplica da formação Alentejana de Serpa.

O técnico do Clube Albufeirense falou sobre o desempenho do Clube nesta taça. "Tivemos um dia de muito trabalho aqui em Sines, viemos desfalcados sem alguns dos habituais titulares, tive que fazer ajustes no plantel, jogamos de forma consistente. Jogaram todos os atletas convocados, alguns com poucos minutos de jogo, cumprimos mais um dos nossos objetivos da época.” Comentou Miguel Nicolau.

O treinador ainda comentou sobre o encerramento da temporada e deixa um agradecimento. "Fico feliz de terminar a temporada de forma correta, fechar o ano com a Taça da Federação, Taça e Supertaça Regional, estamos a um jogo de nos sagrarmos Bicampeões Regionais, isto é obra. Desde já o meu obrigado a todos os meus atletas e a todo o staff que me acompanha e a todos os que me ajudaram a que isto fosse possível.”

 

Por: Jorge Carmo