Apelido - PINTO

16:31 - 31/05/2016 OPINIƃO
GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Pinto (pintado) começou como alcunha até ser adoptado como apelido por Paio Soares Pinto. Este foi casado e viveu na Terra da Feira com Mor Mendes, filha de Mendo Odoriz, no tempo de D. Henrique (1096-1112), Conde de Portucal. Foram pais de Maior Pais.

Maior Pais Pinto foi casada com Egas Mendes de Gundar companheiro de D. Afonso Henriques (1139-85) com quem esteve na batalha de Ourique (1139). Egas e Maior tiveram Rui Viegas Pinto e Pedro Viegas Pinto (Felgueiras Gaio, 1678). Egas casou também com Maria Viegas de quem teve vários filhos, entre eles Vasco Pinto de Ribadebastança (D. Pedro Conde de Barcelos, 1344). O apelido continuou pelas gerações de Rui, Pedro e Vasco.

Mem de Gundar, pai de Egas Mendes de Gundar era natural das Astúrias e veio com o Conde D. Henrique por quem foi Alcaide de Celorico de Basto e Senhor de S. Salvador de Lafões. Mem casou com Goda na Galiza e jaz em Tolões (Baião).

“Gundar” vem de Guerra em Germânico e deu origem a vários topónimos no território do Reino Suevo (Galaecia e o norte da Lusitania).

Ruy Pinto está nas Actas de Vereação de Loulé, entre 1487 e 1494, como escudeiro, procurador e “codrilheiro” da Rua Fernam Fogaça. Poderá ser ascendente de:

Luzia Pinta filha de Maria Fernandes, residente em Var Telheiro (Loulé), casada em 1560 com Sebastião Rodrigues e que veio a falecer em 1585, já viúva.

Gaspar Pinto e Isabel Pinta foram conterrânios e talvez irmãos da Luzia. Gaspar foi casado com Catarina Martins e Isabel com Francisco Lopes.

Outra Luzia Pinta, de S. Bárbara de Nexe, foi casada com Luís Mendes. Foram pais de João Rodrigues Mendes, casado em segundas núpcias (1708) com Catarina Rodrigues. Filho dos anteriores foi Manuel Mendes Pinto que casou (1733) com Maria Viegas, de Vale de Carvalho (S. Brás). Seguiu-se Antónios Mendes Pinto, da Palhagueira (S. Bárbara), casado (1768) com Maria Guerreira de S. José. E ainda outro António Mendes Pinto, do mesmo sítio, casado (1805) com Francisca da Luz Galega. Assim surgiu a família Mendes Pinto Galego...