K4 500m Feminino
Kayak Clube Castores do Arade | Campeonato Nacional de Canoagem de Velocidade

12:17 - 13/06/2016 DESPORTO
Dois títulos de campeões Nacionais e duas medalhas de bronze de um total de 8 finais “A” e uma final “B” foram os resultados de maior destaque, este fim-de-semana, no Campeonato Nacional de Velocidade de Canoagem. A prova que se realizou dos dias 11 e 12 de Junho, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, destinada apenas aos atletas dos escalões juniores, seniores e veteranos.

EQUIPA FEMININA EM DESTAQUE

A equipa feminina venceu em duas distâncias olímpicas com Maria Cabrita e Ana Bebiano a dominarem o K2 (kayak bilugar) 500m feminino vencendo com 44,048 segundos, menos 1,692 segundos do que a equipa do Náutico de Marecos constituída por Márcia Aldeias e Ana Castro, indo o terceiro lugar para a equipa Mónica Cunha e Márcia Costa do Náutico de Prado que registou 46,932 segundos.

Maria Cabrita e Ana Bebiano juntaram-se a Beatriz Reis e Ana Acuña para, novamente em distância olímpica, vencerem o K4 500m com o tempo de 1:46,920 minutos, relegando para segundo lugar a equipa do Náutico de Prado que gastou mais 1,284 segundos indo o terceiro lugar para a equipa do Náutico de Ponte de Lima com 1:49,080 minutos.

Destaque ainda para o K2 200m feminino onde a dupla Ana Bebiano e Beatriz Reis, alcançou a medalha de bronze numa prova vencida por Joana Sousa e Ana Correia, do Náutico de Ponte de Lima com 1:59,348 ficando em segundo lugar a equipa do Náutico de Prado com Mónica Cunha e Márcia Costa com 2:02:080 minutos registando a dupla do KCCA o tempo de 2:02:804 minutos. De realçar o facto de Beatriz Reis ser atleta da categoria juniores que subiu de escalão para fazer tripulações com as suas colegas.

A atleta Maria Cabrita alcançou ainda a final A em K1 200m, alcançado o 6º lugar, terminando assim um ciclo de grandes resultados após a conquista do título Mundial Universitário em K2 500m e da prata em K2 200m, a meio da semana, fazendo equipa com a Francisca Laia do Sporting Clube de Portugal.

 

DIOGO LOPES NO PÓDIO E AZAR NO K2 200M

Numa das provas mais renhidas destes nacionais de velocidade, onde os três primeiros ficaram separados por pouco mais de meio segundo, Diogo Lopes alcançou a medalha de bronze. Hugo Rocha do Náutico de Marecos venceu com 38,000 segundos, João Ribeiro do Sport Lisboa e Benfica ficou a apenas 68 milésimos do primeiro e Diogo Lopes averbou mais 604 milésimos que o vencedor.

Em K2 200m a dupla, Diogo Lopes e Diogo Fazenda, procurava a renovação do título nacional e o seu terceiro título consecutivo nesta distância. A apenas 20 metros para a linha da meta e quando lideravam destacados, acabariam por virar inadvertidamente a embarcação ficando fora de prova. Uma situação pouco comum nestas competições mas que não é inédita.

 

VETERANOS PERTO DO PÓDIO

No escalão de veteranos foram alcançadas duas finais “A” com a tripulação do K4 Vet-A 1000m, constituída por Nuno Silva, Orlando Silva, Sérgio Ferreira e Luís Lima, a terminar na 5ª posição e em K2 Vet-A 1000m, Nuno Silva e Orlando Silva ficariam na 4ª posição.

Wagner Santos, Luís Lima e Sérgio Ferreira alcançaram ainda as semifinais em K1 Vet-A 1000m.

O Campeonato Nacional de Velocidade foi organizado pela Federação Portuguesa de Canoagem em parceira com o Município de Montemor-o-Velho e o Clube Infante Montemor. A classificação colectiva só será apurada após o primeiro fim-de-semana de Agosto aquando do Nacional para os escalões iniciados, infantis e cadetes onde o KCCA, mais uma vez, marcará presença no Centro de Alto Rendimento de Montemor o Velho, com a sua equipa mais jovem.

 

Por Kayak Clube Castores do Arade