Sardinhas

17:09 - 23/06/2016 OPINIÃO
por Teresa Lourenço | Nutricionista licenciada em Dietética e Nutrição | tmlourenconutricao@gmail.com

Cheira-me a Santos Populares e Sardinha Assada…

Na época dos Santos Populares é quando o consumo da sardinha aumenta, coincidindo com a altura em que ela está mais gorda (junho a outubro). As suas caraterísticas variam ao longo do ano. No Inverno possui menor teor de gordura contrariamente ao que acontece no Verão, sendo que as propriedades organoléticas são mais apetecíveis quando ela está mais “gordinha”.

A sardinha é considerada um peixe gordo, tal como o salmão, a cavala, o atum e o peixe-espada, sendo que essa gordura é na sua maioria ácidos gordos polinsaturados dentro dos quais o ómega 3 se destaca. Este peixe também é rico em proteína de alto valor biológico e contém quantidades de minerais e vitaminas apreciáveis. Observa-se um teor reduzido de colesterol, principalmente quando ela está gorda.

Este peixe é benéfico para a saúde óssea devido ao seu teor em Cálcio, Vitamina D, Magnésio, Fósforo e Zinco; é muito positivo para a saúde cardíaca e para o cérebro (ajudando na depressão e ansiedade) e auxiliando a reduzir os níveis de triglicéridos sanguíneos e de pressão arterial, a diminuir as arritmias e a acumulação de placas de gordura nas artérias (evitando a aterosclerose) devido ao seu teor de ácidos gordos ómega 3 e de vitamina B12.

Tendo em conta as suas excecionais caraterísticas nutricionais é um alimento adequado para todas as pessoas, pois também revela menor teor de metais pesados, contrariamente a outros peixes gordos (salmão, atum, peixe-espada…). Consuma peixe gordo pelo menos 2 vezes por semana e vá alternando-o; prefira o fresco em detrimento do enlatado e não se alerte com menções “rico em ómega 3” pois ele já o é, em fresco.

Ao comprar, as sardinhas devem ter: cheiro a maresia; olhos salientes, pupila negra e brilhante e córnea transparente; pele brilhante, cor viva e homogénea; escamas bem agarradas; cavidade abdominal intacta; corpo firme e brilhante e membrana completamente aderente à parede abdominal; guelras vermelhas, brilhantes e sem muco.