«Josephine explica a escoliose» dá a conhecer doença
“Josephine explica a escoliose” é a primeira campanha nacional de sensibilização e esclarecimento sobre a escoliose pediátrica, a principal deformidade da coluna em crianças e adolescentes.
De acordo com Pedro Fernandes, ortopedista e coordenador da campanha, “a escoliose é uma doença caraterizada por um desvio tridimensional da coluna que surge quando ocorre um desalinhamento das vértebras, formando uma espécie de “S” ou “C” “.
E acrescenta: “esta campanha pretende sensibilizar pais e educadores para a importância do diagnóstico precoce desta doença para que a criança seja acompanhada de forma correta ao longo das diversas fases do seu crescimento. É assim essencial que os pais e educadores estejam atentos a alguns sinais como o desnível dos ombros, cintura descaída num dos lados ou proeminência da caixa torácica quando a criança dobra o corpo.”
Dois a 3 por cento dos jovens com 16 anos apresentam escoliose. Os primeiros sinais podem surgir na infância, na adolescência, ou, mais raramente, na vida adulta.
“Infelizmente ainda não conhecemos totalmente a causa da escoliose mais frequente, a escoliose idiopática. Seria ótimo conhecê‐la e poder de alguma forma prevenir o seu aparecimento. Até lá teremos de continuar a trabalhar no seu tratamento cabendo-nos ainda a responsabilidade de orientar as crianças e respetivas famílias na procura de aconselhamento junto de ortopedistas especializados nesta área”, conclui o médico.
A campanha tem como embaixadora a girafa Josephine (Jo, para os mais pequenos) e conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) e da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), com o apoio da Medtronic.
Por: LPM