Realizou-se, no dia 22 de junho, na sede da ARS Algarve, a assinatura dos Contratos Programa (2016-2018) referentes às Unidades de Convalescença e Unidade de Cuidados Paliativos, de acordo o Despacho n.º 6897-A/2016 de 24 de Maio de 2016 dos Gabinetes dos Ministros das Finanças, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Saúde.
A cerimónia de assinatura contou com a presença do Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Dr. João Moura Reis e os representantes de cada Unidade.
As unidades integradas na RNCCI cujos contratos agora foram assinados são:
Unidade de Convalescença de Loulé, do Centro Hospitalar do Algarve EPE – 20 camas;
Unidade de Convalescença Al-Vita – 30 camas;
Unidade de Convalescença da Santa Casa da Misericórdia de Portimão – 19 camas;
Unidade de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar do Algarve EPE, Unidade de Portimão – 10 camas.
A Região do Algarve dispõe, no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, um total de 526 camas de internamento destinadas a cuidados continuados a pessoas dependentes, sendo 69 camas de convalescença, 10 camas de paliativos, 130 camas para internamentos de média duração e reabilitação e 317 camas para internamentos de longa duração e manutenção.
De destacar que, face à população existente no Algarve com 65 anos ou mais, (cerca de 87 769 habitantes, de acordo com CENSUS de 2011), o Algarve é uma das Regiões do país que neste momento oferece maior cobertura assistencial a nível de internamento em cuidados continuados integrados.
Por ARS Algarve