O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Lagos, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou durante a tarde do dia 1 de julho, uma operação de assistência e reboque de uma embarcação motorizada.
Com três tripulantes de nacionalidade Inglesa a bordo, que se encontrava à deriva e sem governo, a 6 milhas a oeste da Praia da Arrifana.
O skipper da embarcação deu o alerta via VHF CH16 pelas 16h25, reportando que teria ficado sem governo na embarcação, estando à deriva e solicitando apoio externo. De imediato, foi empenhada a embarcação «Diligente» da Estação Salva-vidas do ISN de Sagres, de forma a prestar a assistência e preparada para efetuar operações de reboque, se necessário.
Ao chegar ao local da ação, confirmou-se que a embarcação não possuía qualquer capacidade de governo e foi decido efetuar operações de reboque para o porto da Baleeira, em Sagres.
Apesar das condições meteorológicas no local serem bastante adversas com vento na ordem dos 30 nós, o trânsito decorreu em segurança, tendo sido concluído pelas 21h40, com a embarcação atracada no cais de pesca do porto.
Por AMN