João Benta
Resposta ao vencedor Benta vale a liderança no Troféu Joaquim Agostinho a Nocentini

22:20 - 08/07/2016 DESPORTO
O italiano Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) ascendeu hoje à liderança do Troféu Joaquim Agostinho em bicicleta, ao responder ao ataque vitorioso do português João Benta (Louletano-Hospital de Loulé), no alto de Montejunto, na primeira etapa.

Com 50 segundos de atraso para Rafael Reis (W52-FC Porto), que hoje partiu de amarelo, na Ventosa, Benta atacou na principal subida da corrida, onde já tinha vencido no ano passado, em defesa do título conquistado em 2015.

“No ano passado foi diferente, então discuti a vitória no risco, hoje tentei surpreender os adversários na parte mais dura da subida, consegui, passei o Ricardo Vale (Rádio Popular-Boavista), direto, sem hesitar, e restou-me ir sozinho até à chegada. Não sabia quem vinha atrás, mas a meta está à frente, não está atrás, dei o máximo, agora quero desfrutar da vitória e pensar que no último dia podemos fazer algumas diferenças”, explicou o vencedor da etapa.

Benta concluiu os 179 quilómetros em 04:59.54 horas, gastando menos quatro segundos do que o italiano Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), que assumiu a liderança da corrida e menos 16 do que Hernâni Broco (LA-Antarte). O chefe de fila dos ‘leões’ detém 26 segundos de vantagem sobre Benta e Broco, segundo e terceiro na classificação geral, respetivamente.

“O corredor que ganhou foi mais forte, tentei recuperar no final, mas tinha muita vantagem e foi impossível, porque não tinha muito espaço. Estou contente com a liderança, preferia ganhar, mas vou tentar noutro dia. Vamos fazer o possível para defender esta camisola até domingo”, frisou Nocentini.

O pelotão chegou compacto a Pragança, onde se iniciaram os 5,9 quilómetros da subida ao alto de Montejunto, com uma inclinação média de 7,4%, depois de uma fuga empreendida por Carlos Jiménez (Rádio Popular-Boavista), Kazuo Inoue (Bridgestone Anchor), Clément Penven (Armée de Terre) e Mohcine el Kouraji (Marrocos) logo aos 18 quilómetros.

O quarteto chegou a dispor de quase 11 minutos de vantagem, aos 48,5 quilómetros, antes de a formação colombiana Manzana Postobon, primeiro, e a espanhola Euskadi-Murias, até à subida final, anularem a escapada.

Já no derradeiro esforço, Ricardo Vale foi o primeiro a adiantar-se, mas foi prontamente alcançado por Benta. A arrancada do vencedor de 2015 mereceu uma resposta ténue do espanhol Raul Alarcón (W52-FC Porto), mas apenas Nocentini e Broco se aproximaram.

No sábado, o italiano vai defender a camisola amarela ao longo dos 154 quilómetros da segunda etapa da 39.ª edição do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, que parte de Palhagueiras e termina após cinco voltas ao tradicional circuito citadino, num percurso com três contagens de montanha de terceira categoria.