Portugal consolida posição como país do top 10

09:10 - 15/07/2016 DESPORTO
O terceiro dia de competição no Campeonato da Europa de Pista para sub-23 e juniores, em Montichiari, Itália, mostrou uma Seleção Nacional/Liberty Seguros capaz de bater-se pelos lugares cimeiros, com todos os resultados dentro do top 10.

Ivo Oliveira teve dois desempenhos dentro dessa fasquia. Foi sétimo na prova de 1 km contrarrelógio e na corrida por pontos. Na prova individual de mil metros, o sub-23 luso gastou 1’02’’325. Foi uma corrida em que o ciclista nacional começou lento, mas fez uma segunda parte de alto nível. A vitória sorriu ao alemão Maximilian Dornbach, com 1’01’’315.

A corrida por pontos de sub-23 foi uma prova “louca”, disputada a alta velocidade com vários corredores a ganharem mais de uma volta ao pelotão principal. Ivo Oliveira dobrou três vezes o grupo e somou 73 pontos. Foi um desempenho de alto nível, rendendo o sétimo lugar. O britãnico Jonathan Dibben sagrou-se campeão europeu com cinco voltas de avanço e um total de 125 pontos.

Portugal também participou na corrida por pontos para juniores. No setor masculino, João Dinis lutou pelo pódio, acabando a competição com uma volta de avanço e 24 pontos, apenas a oito pontos das medalhas. O vencedor foi o polaco David Czubak, com o mesmo número de voltas do corredor português, mas com 49 pontos.

Entre as juniores, Maria Martins colocou-se a meio da tabela, na quinta posição, com seis pontos. A medalha de ouro ficou em Itália, cortesia de Letizia Paternoster.

Miguel do Rego cumpriu hoje a primeira metade do concurso de omnium para a categoria de juniores. Chegou ao final da jornada na décima posição em 21 participantes, somando 70 pontos. O polaco Szyman Krawczyk comanda com 118 pontos.

O Campeonato da Europa prossegue nesta sexta-feira, dia em que haverá quatro portugueses em pista. Miguel do Rego vai terminar a participação no omnium, enquanto Ivo Oliveira, em sub-23, e Soraia Silva, em juniores femininas, iniciam a participação na mesma disciplina. Soraia Silva e Maria Martins vão também correr a final direta de 500 metros contrarrelógio.

 

Por UVP-FPC