Foi inaugurado o Monumento de Homenagem às Tripulações Salva-Vidas de Ferragudo

16:18 - 18/07/2016 LAGOA
A Câmara Municipal de Lagoa – reconhecendo o brio profissional que carateriza os elementos que compõem a equipa salva-vidas de Ferragudo e o abnegado sentido humanista que continuadamente evidenciam ao manifestarem toda a disponibilidade para as ações de salvamento no mar em condições nem sempre fáceis, ...

... correndo os riscos inerentes a estas atividades – entendeu ser justo homenageá-los na sua componente coletiva, inaugurando um monumento junto à Estação de Salva-vidas.

Assim, no passado dia 14 de julho – com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, dos Presidentes da Assembleia e da Câmara Municipal, de autoridades locais e entidades oficiais da Administração do Porto de Sines e Algarve, do Instituto de Socorros a Náufragos, Diretor-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-Geral da Polícia Marítima, entre outros – foi inaugurado o monumento com um elemento simbólico, a âncora e descerrada uma placa de evocação com os dizeres “Monumento de Homenagem às Tripulações Salva Vidas de Ferragudo”.

Nesta cerimónia foi também imposta a Medalha Militar da Cruz Naval de 4ª Classe ao Sótão Patrão José Júlio Lopes Jeremias. A Medalha Militar da Cruz Naval compreende as 1ª, 2ª, 3ª e 4ª classes e destina-se a galardoar os militares e civis, nacionais ou estrangeiros que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional, do Estado-Maior-General das Forças Armadas ou da Marinha.

O Secretário de Estado, que reconheceu a beleza da vista em que está enquadrada a Estação de Salva-vidas de Ferragudo, salientou a “necessidade de melhorar as condições de trabalho físicas, dotá-las de melhores meios e reforçar as equipas de salvamento fixas nas estações, bem como criar um novo estatuto profissional consentâneo com o nível de profissionalismo exigido ao pessoal das embarcações Salva-vidas” e realçou o fato de “a salvaguarda da vida humana no mar ser talvez a mais importante quanto a visibilidade e a mais nobre das missões da Marinha Portuguesa”.

O Presidente da Câmara Municipal, Francisco Martins, agradeceu a presença do Secretário de Estado e, dirigindo-se a toda a equipa da Estação de Salva-vidas de Ferragudo em geral e ao homenageado José Júlio Lopes Jeremias em particular, disse acompanhar com atenção a atividade desenvolvida naquela Estação, tendo informação da prontidão com que responde às muitas solicitações de salvamento, pelo que agradeceu a todos pelo brio profissional e coragem.

 

Por: CM Lagoa