PCP pergunta ao Governo sobre as novas instalações para o Posto Territorial de Lagos da GNR e reforço do número de elementos colocados neste Posto

10:59 - 22/07/2016 POLÍTICA
Em julho de 2012, o Grupo Parlamentar do PCP questionou o anterior Governo PSD/CDS sobre as condições deploráveis de alguns postos da GNR no Algarve, em particular, do Posto Territorial de Lagos (pergunta n.º 3712/XII/1.º).

Na sua resposta, o Governo reconhecia que «as instalações [do Posto Territorial de Lagos] encontram-se degradadas e desajustadas face às necessidades do serviço da GNR, não oferecendo as melhores condições de trabalhos aos militares nem para os cidadãos».

Apesar deste reconhecimento, o anterior Governo PSD/CDS nada fez, situação que foi denunciada pelo Grupo Parlamentar do PCP em mais três perguntas ao Governo (n.ºs 3939/XII/1ª, 807/XII/2ª e 1530/XII/2.ª) e em diversas audições parlamentares ao Ministro da Administração Interna.

Recentemente, uma delegação do PCP, integrando o deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, visitou novamente o Posto Territorial de Lagos da GNR, podendo confirmar que as instalações se encontram ainda mais degradadas, com múltiplas infiltrações, estuque de paredes e teto a cair, portas e portadas a desfazerem-se e intenso cheiro a mofo em algumas divisões. A cela do Posto encontra-se inativa, por falta de condições, sendo os detidos transferidos para Vila do Bispo.

O espaço do Posto onde vivem alguns elementos da Guarda não têm condições de habitabilidade minimamente aceitáveis. Assinale-se que, há uns anos, um militar da GNR que vivia no Posto Territorial de Lagos contraiu uma infeção pulmonar devido às desadequadas condições de habitabilidade do espaço.

Aos problemas com as instalações, acresce o insuficiente número de elementos da GNR colocados no Posto Territorial de Lagos. Efetivamente, tendo em conta o aumento das competências (fiscalização do gasóleo agrícola, apoio ao aeródromo, etc.), os 26 profissionais da Guarda revelam-se insuficientes, sendo necessário um reforço de 4 ou 5 elementos.

Assim, o Grupo Parlamentar do PCP, por intermédio do deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, questionou a Ministra da Administração Interna (pergunta em anexo) sobre a necessidade de novas instalações para a GNR de Lagos e ainda sobre a necessidade de reforçar o número de elementos da Guarda colocados no Posto Territorial de Lagos.

 

Por GP PCP